Por Mayra Triveloni e Bia Baldi CRM 121.398
Atualmente, pesquisas e estudos na área dermatológica têm destacado, cada vez mais, procedimentos que proporcionem uma beleza natural e duradoura. O chamado Peeling de Fenol tem sido citado como uma alternativa pelos seus resultados satisfatórios. “O Peeling de Fenol vem sendo indicado para eliminar rugas e vincos de forma bastante natural, sem comprometer a fisionomia da pessoa”, comenta a médica dermatologista, Dra. Beatriz F. Baldi, em entrevista à Estilo Saúde desse mês. Ela explica que se tratá de um peeling químico em que é possível atingir camadas superficiais e camadas mais profundas da pele, dependendo da fórmula e técnica de aplicação. A técnica utilizada na Clínica Baldi pela Dra. Beatriz é a técnica do Dr. Roberto Tullii.
“O Peeling de Fenol ‘apaga’ as células com efeitos do tempo, manchas de sol, acne e rugas bem profundas”, afirma Dra. Beatriz.
Ele é indicado para cicatrizes de acne, rugas moderadas e profundas (de Face); o chamado peeling de fenol Médio trata a coloração da pele, e pode ser feito em consultório. Já o peeling de fenol Profundo é realizado em um centro cirúrgico e trata rugas profundas, maior retração, afina a pele e propicia uma pela rejuvenescida em repouso.
Dra. Beatriz afirma que o procedimento já foi alvo de críticas, principalmente em virtude do tempo de recuperação (que hoje dura de sete a 10 dias, dependendo da profundidade), no entanto ela destaca duas coisas determinantes para o sucesso do Peeling de Fenol: “A fórmula e técnica de aplicação e a disciplina do paciente junto com o acompanhamento médico. A máscara de gel, que é o curativo, permanece na face por esse tempo, sendo diariamente avaliada pelo médico. Por essa razão, a relação de confiança entre médico e paciente é primordial”, destaca Dra. Beatriz.