
O medicamento é capaz de conter a inflamação que leva ao inchaço da Retina (edema macular), uma das principais causas de baixa visual nos pacientes diabéticos.
Por Mayra Triveloni e José Luiz Chizolini Filho
Um medicamento que libera um anti-inflamatório intraocular de forma gradual, por até seis meses, ajuda a combater a perda da visão em pacientes diabéticos, hipertensos, e com sequela de obstrução vascular (edema, conhecido como “derrame ocular”). Estamos falando do Ozurdex, conforme explica a médica especialista em doenças de Retina e Vítreo, Dra. Anne Bardal Maia, em entrevista à Estilo Saúde desse mês. Segundo ela, o Ozurdex se mostrou bastante eficaz no tratamento dessa e de outras patologias, diminuindo a velocidade da progressão da doença e melhorando de forma significativa a visão dos pacientes.
“O Hospital de Olhos Oeste Paulista, Hoop, oferece tratamento com essa medicação que auxilia no controle do edema macular (centro da retina). O dispositivo, aplicado no olho, contém dexametasona, um anti-inflatório capaz de combater o inchaço, acúmulo de líquido na mácula. O edema macular é uma complicação entre diabéticos e pode levar à cegueira”, revela Dra. Anne. Ela explica que uma das principais diferenças do tratamento é que o Ozurdex, depois de aplicado dentro do olho, passa a liberar a medicação durante um período, de forma lenta e gradual.
“É um pequeno ‘bastão’ que dentro do olho trata diretamente a região afetada”, acrescenta Dra. Anne. Ela informa ainda que o procedimento é feito em centro cirúrgico. Através de um sistema injetor moderno, desenvolvido para oferecer maior segurança ao paciente, a medicação é inserida na cavidade vítrea. É importante ressaltar que não é preciso retirá-lo, já que seu material é absorvido pelo corpo. “O procedimento dura de 5 a 10 minutos e, sua eficácia tem sido mostrada nas elevadas taxas de resultados positivos, trazendo maior qualidade de vida para esses pacientes” revela Dra. Anne. Para mais informações e detalhes, entre em contato com o Hoop.