Aplicativo ChatBus foi o vencedor da primeira edição
Por Silvio Moura | Assessoria de Comunicação FEMA
Criar e inovar. Empreender e conectar. Esse foi o ambiente que dominou a FEMA de 20 a 22 de outubro durante a realização do primeiro Startup Weekend em Assis, um dos mais importantes eventos mundiais que estimula a tecnologia.
O projeto vencedor foi o ChatBus, aplicativo voltado aos usuários de ônibus para analisar o transporte coletivo. Com o app, o próprio passageiro é quem determinará a eficiência e a qualidade do serviço do ônibus. Mas para chegar a esse resultado, os times passaram por uma verdadeira maratona que durou 54 horas. No sábado, os projetos foram desenhados, validados e criados com a supervisão de mentores. A SWAssis prosseguiu no domingo. À tarde, o momento mais esperado pelo público e tenso para as equipes: a apresentação final.
SW no mundo
Fundado nos Estados Unidos, o Startup Weekend nasceu da reunião de 70 empreendedores que tiveram o desafio de criar uma startup em único final de semana. O formato se popularizou e, atualmente, a Techstars, mantenedora e financiadora, realiza o projeto. Famosas empresas surgiram por meio das startups, a maior parte da área da tecnologia, como Facebook, Uber, e Spotify, no mundo, Easy (antes Easy Taxy), ClickBus e iFood, no Brasil.
O Startup Weekend é um evento itinerante. Diversos locais no Brasil e no exterior realizam edições ao longo do ano. Para 2018, a expectativa é ampliar ainda mais a edição de Assis e tornar a cidade referência na geração de ideias que trarão impacto para a sociedade.
Parceiros
O Startup Weekend contou com diversos parceiros e patrocinadores:
Almeida & Nogueira, Cecica Doceria, Crush, Conti Cola, DonaDe Café, FEMA, Florença, Guido Entretenimentos, Hotel Fênix, Leveros (Multi-Ar), NovAmérica, Rede HD Hotéis, Resort Água das Araras, Revista Estilo Livre, Revista Urbana, Rodrigo Produções, Supermercados Avenida, TreeDee Impressões 3D e Zap TV.
“O SW é uma metodologia para fomentar ideias e aproximar os idealizadores de potenciais investidores”, explica Marcelo Arruda, empreendedor e um dos organizadores da edição assisense. “Todas essas empresas ajudaram a criar um ambiente colaborativo”.
A FEMA foi escolhida para sediar o evento. “Vimos aqui olhares brilhantes, uma energia pulsante. E é disso que precisamos”, disse o presidente da instituição, Arildo Almeida. “Na Fema temos cursos nas áreas de Informática, Comunicação, Administração, ligados diretamente à questão da inovação”, ressalta o diretor da FEMA, Eduardo Vella. “Receber o evento é uma contribuição para toda a cidade”.