Por ES
Nos dias atuais, todos levamos uma vida sempre muito corrida e às vezes bastante sedentária. Isso leva a alguns problemas e dores que nos causam estresse e, para muitos, posturas inadequadas.
A má postura e o estresse geram compensações musculares no corpo que podem alterar o funcionamento das articulações dos membros e da coluna, acarretando patologias como: escoliose, hiperlordose, hipercifose, hérnias de disco, entre outras.
O Pilates é uma atividade muito eficiente na prevenção de lesões, pois desenvolve a força de forma gradual e balanceada.
Os exercícios podem ser feitos por qualquer pessoa, desde o sedentário ao atleta, do jovem ao idoso e das grávidas aos pacientes em fase de reabilitação.
O Pilates está entre as modalidades de exercícios mais seguras, pois não causa impacto e exige poucas repetições, no entanto, as posturas não são fáceis e exigem muita atenção e concentração.
“Uma pessoa que pratica Pilates, terá uma vida com muito mais saúde e livre das dores sem remédios ou cirurgia”, afirma a fisioterapeuta Dra. Ligia Santos Cardoso.
Prática
A prática do Pilates possibilita o processo de recuperação de dores dos praticantes devido à possibilidade de trabalhar movimentos similares aos do cotidiano sem a ação da gravidade, com a coluna apoiada de forma apropriada, onde a nova posição possibilita o aprendizado de um movimento novo e correto sem os antigos vícios de compensação muscular.
O método possui técnicas apropriadas para ajudar a trazer alívio das dores por meio de um fortalecimento eficaz da musculatura profunda e na reeducação postural.
Esses músculos, quando saudáveis, mantêm a coluna posicionada no seu lugar, sem desvios, evitando sobrecargas excessivas sobre ela.
“Eu devo estar certo, nunca tomei uma aspirina, nunca perdi um dia em minha vida. O País inteiro, o mundo inteiro deveria fazer meus exercícios. Eles seriam mais felizes.” – Joseph Pilates
Aos 80 anos D. Amalia Percz Pocol, foi diagnosticada com artrose nos joelhos, tendo muitas dores e também dificuldade de andar e sentar.
“Fui a vários médicos e um deles me indicou a fazer fortalecimento dos músculos e a praticar Pilates. Conheci a Lígia em janeiro de 2016 e desde então realizo a prática do Pilates. O resultado foi e está sendo excelente, pois hoje consigo realizar minhas atividades cotidianas normalmente. Agradeço a minha professora por ter me ajudado neste tratamento específico”, finaliza Amalia.

D. Edna Viotto Romero, de 62 anos, foi diagnosticada com Condromalacea Patelar e faz Pilates há 2 anos no Studio Pilates Hall por indicação médica.
“O Pilates é uma atividade física muito prazerosa que me faz muito bem. Os alongamentos, fortalecimentos e os exercícios nos aparelhos me ajudam muito, me possibilitando uma melhor qualidade de vida. Vários movimentos do cotidiano que antes não realizava, como abaixar para pegar algum objeto no chão, hoje posso dizer que consigo fazer da maneira correta e sem dores.
Agradeço muito a professora Ligia por esse momento que tenho no Pilates, o qual me possibilita um ótimo convívio social e uma vida mais feliz.”
“Não tome aspirina, faça Pilates.” – Joseph Pilates
Instrutoras de Pilates
Fisioterapeuta Dra. Ligia Santos Cardoso
Crefito 3 148724 – F
Fisioterapeuta Dra. Christiane Andrea dos Santos
Crefito 3 183576 – F
Av. Durvalino Binato, 275
18 3322-7779 – 98145-1733
Facebook: /pilateshall