Para se ter uma ideia da diferença no uso do laser, com o Femtossegundo não há incisões com o uso de lâminas, o que diminui o inchaço e a recuperação se torna mais rápida.
Por Mayra Triveloni e José Luiz Chizolini Filho
Recentemente, uma tecnologia está revolucionando as cirurgias de Catarata e Refrativas (miopia, astigmatismo e hipermetropia); o chamado laser Femtossegundo é hoje a escolha mais eficaz quando se trata de precisão e segurança. Na chamada facoemulsificação (tipo de cirurgia de catarata mais usado hoje), é feita uma abertura no olho de cerca três milímetros por meio da qual a lente é implantada. Porém, isso é feito em parte manualmente – o que eleva o risco de erros. Com o laser de femtosegundo, um tomógrafo auxilia no implante – dando mais precisão ao procedimento.

“A verdade é que, se antes da introdução das técnicas de facoemulsificação a cirurgia de catarata e a implantação de lentes intraoculares se realizava através de um procedimento cirúrgico manual, hoje em dia, com a inovação tecnológica desenvolvida na área, a utilização do laser Femtossegundo veio ajudar o cirurgião a obter melhores resultados, reduzindo o tempo de internação e minimizando os riscos”, destaca o médico oftalmologista Dr. Ossires Maia Junior. Para se ter uma ideia da diferença no uso do laser, com o Femtossegundo não há incisões com o uso de lâminas, o que diminui o inchaço e a recuperação se torna mais rápida.
“A cirurgia Refrativa (miopia, astigmatismo e hipermetropia) a laser de Femtossegundo consiste em efetuar, com um laser especial, alguns dos passos que até agora tinham que ser feitos pelo médico. O Femtossegundo é 100% a laser, sua tecnologia oferece mais segurança e previsibilidade. Por dispensar o uso manual de lâminas (microcerátomo) na realização do flap (camada superficial da córnea), o Femtossegundo aumenta a eficácia dos procedimentos. E caso o paciente mexa o olho, não há problema porque o laser acompanha o movimento ocular”, explica.
Além disso, com o diâmetro milimetricamente calculado, o procedimento a laser permite o implante de lentes premium que já vem com correção para perto, intermediário e longe (no caso da cirurgia de Catarata). “O Hospital de Olhos Oeste Paulista – Hoop registra hoje maior número de implantes do modelo mais recente de lentes PanOptix™ da região. O laser Femtossegundo significa mais tecnologia a serviço dos pacientes de Assis e de outras cidades da região, do Estado e até mesmo do país”, finaliza Dr. Ossires.