Por Mayra Triveloni e Dra. Juliana A. B. Coronado CRM 97495 | Cabelo e Maquiagem Marcos Conde – MAC
A médica dermatologista Dra. Juliana Augusta Bettiol Coronado participou do 26º EADV CONGRESS em Genebra/ Suíça entre os dias 13 e 17 de setembro deste ano. O evento é realizado anualmente pela Academia Européia de Dermatologia, onde médicos do mundo inteiro se reúnem para discutir protocolos antigos e novos sobre doenças de pele e também na área da Cosmiatria. Dra. Juliana, em entrevista à Estilo Saúde desse mês, conta que temas relevantes foram discutidos no programa científico: como o Lupus eritematoso e a prática diária, novidades em doenças dos cabelos, rosácea, acne, alergias e urticárias, novas drogas e suas indicações, envelhecimento e as opções de tratamento e prevenção, câncer de pele incluindo melanoma, dermatite atópica, desordens pigmentares da pele, doenças das unhas, genética na prática diária, terapia celular para rejuvenescimento, lasers e suas indicações, novidades em preenchedores e toxina botulínica, substituição hormonal em homens e mulheres, entre muitas outras sessões de suma importância.
“O congresso Europeu sempre reúne conteúdos humanizados, inclusive, uma das aulas foi sobre como o sol nos faz feliz, mostrando trabalhos científicos a respeito do bem-estar relacionado à exposição solar inteligente/ moderada e seus benefícios para a liberação de neurotransmissores como dopamina, serotonina e endorfina”, comenta Dra. Juliana. Também a respeito do estilo de vida, ela conta sobre os fatores fisiológicos associados ao envelhecimento da pele em homens e mulheres. Revisões e updates em reposição hormonal e sua grande importância na manutenção da saúde da pele e também na prevenção
do envelhecimento.
Segundo Dra. Juliana, a Dermatologia vem se fundindo cada vez mais com os conceitos da Medicina Integrativa, preocupando-se com o ser humano como um todo, além dos estudos sobre atividade física e manuseio da dieta e sua influência na prevenção e tratamento do envelhecimento.
“Realmente percebo que novos conceitos, principalmente de individualização de terapêuticas, vêm sendo bastante relevantes nos últimos cursos e congressos dos quais participei”, comenta.
“Em suma, foram cinco dias de imersão em painéis, workshops e sessões de altíssimo cunho científico, além de ter tido a oportunidade de conhecer esse magnífico e organizadíssimo país que é a Suíça e ser surpreendida com palestrantes preocupados com vitamina D, antioxidantes e hormônios, que é minha outra grande paixão”, conclui a dermatologista.