Atualmente, a dermatite seborreica acomete cerca 18% da população mundial; tanto em adultos como em crianças, a doença não é contagiosa e não é causada por falta de higiene.
Por Mayra Triveloni e Dra. Beatriz F. Baldi CRM 121.398
Dermatite Seborreica é uma inflamação na pele que causa principalmente descamação e vermelhidão em algumas áreas da face, como sobrancelhas, nariz, couro cabeludo e orelhas. Quem explica é a médica dermatologista Dra. Beatriz F. Baldi. Segundo ela, a doença é crônica, com melhora e piora dos sintomas.
“A causa não é totalmente conhecida, podendo ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como alergias, situações de estresse e fadiga emocional, baixa temperatura, excesso de oleosidade, dentre outros”, cita Dra. Beatriz.
Em recém-nascidos, no entanto, a doença é inofensiva e temporária. Dra. Beatriz explica que em bebês a doença é mais conhecida como crosta láctea, na qual aparecem cascas grossas amareladas ou marrons sobre o couro cabeludo da criança. “Também podem aparecer nas pálpebras, orelhas, ao redor do nariz e na virilha. É importante lembrar que, tanto em crianças como em adultos, a Dermatite Seborreica não é contagiosa e nem causada por falta de higiene, como muitos pensam; também não é uma doença perigosa”, completa Beatriz.
SINTOMAS
• Oleosidade na pele e no couro cabeludo;
• Caspa;
• Escamas amareladas que são oleosas e ardem;
• Coceira;
• Vermelhidão;
• Perda de cabelo (em alguns casos).
TRATAMENTO
Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. “O diagnóstico irá se basear na localização das lesões e no relato do paciente. Em alguns casos é necessária a realização de alguns exames clínicos, como o micológico, a biópsia e o teste de contato”, acrescenta Dra. Beatriz.
O tratamento precoce das crises é importante e pode envolver algumas medidas, como lavagens mais frequentes, interrupção no uso de pomadas, sprays, géis de cabelo e uso de bonés e chapéus.