Por AE
O Blockchain é uma estrutura online elaborada para processos que envolvem transações financeiras e armazenamento de dados. Como o nome sugere, o sistema é um bloco que possui milhares de computadores interligados. Essas máquinas contém os mesmos dados da transação em questão como:
Contratos; Certificados de propriedade; Declarações de autenticidade; Comprovantes de transação financeira e outros documentos.
Cada bloco é uma transação dentro desse processo. Um novo bloco só surge se o anterior for avaliado e verificado pela maioria dos agentes que fazem parte dele. Assim, através do consenso de validação de assinatura e transações, o Blockchain se configura como um processo seguro e transparente, sem a atuação de uma autoridade central.
Mais segurança
Além de ter sido desenvolvido com criptografia de última geração, os dados dos processos estão armazenados em vários computadores espalhados pelo mundo, ou seja, milhares deles. Isso anula a possibilidade de fraudes, já que, se alguém tentar invadir o sistema e alterar algum dado, ele terá que fazer isso em todos os computadores. O Blockchain também forma um sistema de auditoria que passa por todas as etapas do processo, o que deixa a transação mais segura e transparente.
Mais agilidade e transparência
O sistema também elimina a burocracia. Não se torna mais necessário o uso e transferência de documentos físicos entre os agentes. O modelo também funciona como um arquivo de contas digitais, confiável, imutável e visível para todos os interessados, mostrando todos os elementos da transação.