Começamos o ano tratando de um assunto muito importante: sua saúde financeira
Por Mariana Hauer, GR Capital Fotos Luis Cardoso
O ano mal começou e há quem diga que só começa, de fato, depois do Carnaval! E, melhor começar agora do que não começar nunca, então vamos ao que interessa! Há não muito tempo, quando falávamos de investimentos e na disciplina em guardar dinheiro, a primeira alternativa que considerávamos era a Poupança. Nossa taxa básica de juros, a Selic, já chegou a alcançar e a se manter acima de 10% ao ano. Então, o rendimento anual das nossas economias ficava regularmente nos 2 dígitos de rentabilidade no final do ano. Não nos preocupávamos em diversificar nossos investimentos nem ficávamos tentados a assumir risco, ou pensar no longo prazo, para melhorar nosso retorno. Ou seja, qualquer produto financeiro rendia, sem risco, e você ainda deixava uma parte bem gordinha pro banco.
No entanto, com a queda nas taxas de juros, a realidade hoje é outra. A Selic está em 4,5% ao ano, sem muitas perspectivas de voltar a subir nos próximos períodos. Estamos vivendo mais, passamos por uma reforma da Previdência, começamos a pensar mais em como serão nossos anos após a aposentadoria, e não tem mais como fugir da busca por alternativas para investir melhor. Vamos pensar o seguinte: a maioria de nós trabalha 8 horas por dia, 5 ou 6 dias por semana. E não temos o hábito de separar 1 hora por semana para cuidar do nosso dinheiro. Então, o que podemos fazer para investir melhor? Além de criar a disciplina de investir sempre, o processo de investimento vem do planejamento financeiro. O planejamento financeiro consiste em definir seus objetivos, o prazo para alcançá-los e o seu perfil de investidor.
Nada disso é trivial e nosso cenário econômico mudou muito rápido. Agora, em um momento que a taxa de juros livre de risco rende tão pouco, os investidores acostumados com poucos produtos, estão mais perdidos do que nunca. E não há nada de errado em ter ajuda especializada para organizar seu patrimônio e dar continuidade nos seus planos de curto, médio e longo prazo. Corretoras de investimento, como a XP Investimentos, contam com profissionais qualificados – os assessores de investimento – para auxiliar seus clientes a diversificar suas carteiras, com produtos aderentes ao seu perfil e objetivos. Afinal, responder questões de “como diversificar sua carteira de investimentos ajustado ao seu perfil de risco?”; “como alocar suas reservas obtidas ao longo dos anos sem comprometer seu patrimônio”, não são questões triviais de se responder sozinho. Além disso, ter uma visão global dos seus investimentos em uma mesma plataforma, e saber como seu dinheiro está alocado, entre diferentes produtos, ajuda a manter o controle dos seus investimentos e acompanhar de forma mais clara e transparente. O assessor se torna uma figura imprescindível para te acompanhar nesta jornada.