Por EL Fotos Reprodução/Acervo pessoal
Com a pandemia do COVID-19, tivemos que nos reinventar para conhecer novos lugares. Em nosso Instagram, conversamos com vários assisenses espalhados pelo mundo, que contaram um pouco da sua região e da cidade onde vivem atualmente. Para a edição impressa, decidimos fazer o mesmo. Hoje, quem conta um pouco da sua história e nos mostra algumas curiosidades da Alemanha é a Luciana Schäfer, que mora por lá há 25 anos, mas há 7 vive na pequena e charmosa cidade de Kirn, destaque da nossa reportagem.
Nossa guia
Luciana nos contou um pouco da sua história, e nos disse que já recebeu algumas homenagens pela Europa. A mais recente foi um evento na Suíça, organizado pela Globo, para homenagear todos os brasileiros que se destacaram por lá, principalmente empresários de diversas áreas, mas também produtores de moda, além de outros profissionais que propagam a cultura brasileira. No caso de Luciana, ela recebeu um troféu por seus estudos e por sua história de vida. Essa não foi a primeira vez que Luciana foi homenageada. Em 2013, foi destaque por sua dedicação ao filho, uma criança especial, por se dedicar intensamente aos tratamentos terapêuticos para ele.
Kirn
A cidade de Kirn fica no distrito de Bad Kreuznach, no estado da Renânia-Palatinado, há 115km de Frankfurt. Pequena, porém charmosa, é a casa do Museu do Whisky, a maior coleção de uísque da Alemanha. O museu, nosso destaque, fica localizado nos andares de baixo do antigo castelo Kyrburg, que hoje abriga um restaurante com o mesmo nome.
Whisky Museum
Considerado um museu de classe mundial, tem uma coleção com mais de 5200 garrafas de uísques diferentes, entre nomes conhecidos e raridades que você só encontra por lá, vindos da Escócia, Irlanda, Estados Unidos, Canadá, Israel, India e Turquia, além do Extremo Oriente. Algumas garrafas são datadas de dois séculos atrás, enquanto outros uísques são maturados há até 50 anos antes de serem engarrafadas. Além das bebidas, você pode conhecer um pouco da história de quem sempre trabalhou com isso, documentos históricos, receitas, e muito mais.