Por Matheus Garmatz
Você certamente já viu aqueles filmes onde as casas são responsivas e interativas, mas já parou pra pensar que estamos cada vez mais perto disso?
Uma televisão de tela plana, até alguns anos atrás, era um objeto de desejo para a maioria dos brasileiros, mas por conta dos avanços tecnológicos isso já é realidade.
Hoje em dia, já temos pesquisas e desenvolvimentos de aparelhos eletrodomésticos interativos, que se conectam na rede de forma semelhante a um computador. Daqui há algum tempo, já será possível escolher a temperatura da geladeira, programar um micro-ondas, acender a lareira, tudo de forma automatizada, e direto de seu dispositivo móvel.
Com a inteligencia artificial, isso fica maior ainda. As possibilidades são estudadas e computadas para que no momento em que a execução seja feita, tudo ocorra da maneira desejada, uma vez que a lógica esteja correta.
Utilizando como exemplo, um carro autônomo, podemos observar todas as variáveis que o comandam, os sensores que fazem ele se posicionar em relação à estrada, os mecanismos integrados à internet, que configuram a velocidade cruzeiro e muitas outras funções. Também neste viés, temos as centrais multimídias, que são conectadas, espalhando as informações, podendo em alguns casos, até mesmo auxiliar em emergências, pois estão a todo momento monitorando e registrando as ações que acontecem.
Dessa forma são feitos projetos cada vez mais estruturados e complexos, para que em nosso futuro, tudo seja mais fácil e rápido!