Por Dra. Mônica Demian CRM 117218
Quase ninguém está livre delas. Seja durante a puberdade, gravidez, aumento de peso, ou alterações hormonais, muitas mulheres se incomodam com as estrias em diferentes regiões do corpo, no entanto, como explica a Dra. Mônica Demian, da Clínica Demian, é possível melhorar muito o aspecto delas. Há diversos tratamentos disponíveis para essa finalidade, dependendo do tipo da lesão e do local onde ela se encontra no corpo.
As estrias são lesões irreversíveis, portanto, os tratamentos visam melhorar o aspecto das lesões, estimulando a formação de tecido colágeno subjacente e tornando-as mais semelhantes à pele ao redor”, explica Dra. Mônica. Segundo ela, entre os tratamentos disponíveis que têm apresentado bons resultados, está a intradermoterapia, feita com a aplicação, por meio de uma injeção, de substâncias que estimulam a formação de colágeno no local onde as fibras se degeneraram.
“Esta técnica tem apresentado ótimos resultados, e ainda podemos associá-la a sessões de lasers no local, que também promovem a formação de novo colágeno, provocando o fechamento dos pequenos vasos nas estrias avermelhadas e diminuindo o tamanho das estrias recentes ou antigas”, revela.
Há ainda, conforme a Dra. Mônica Demian, outras formas de tratamento, como por meio da utilização de ácidos, como o retinóico, que também estimulam a formação de tecido de colágeno, ou com os peelings, que atuam de maneira semelhante ao ácidos, só que de forma mais acelerada. Nestes casos, deve ser evitada a exposição solar.