Por Roberta Cardoso | AE Fotos Mariana Orsi
Assim que receberam as chaves da construtora, os proprietários deste apartamento de 63 m² no Tatuapé, zona leste de São Paulo, não pensaram duas vezes: as repassaram imediatamente para o escritório de arquitetura Bianchi & Lima. Como única recomendação, fazer da recém-adquirida propriedade um verdadeiro lar, capaz de deixar o casal feliz em todas as estações no ano. “A responsabilidade era grande. Tivemos que alterar a planta, quebrar paredes, nivelar o terraço com a sala, retirar as esquadrias, mas acho que chegamos lá”, conta Amanda, designer de interiores.
No living, tijolos aparentes em contraste com a tonalidade mais sóbria do piso e das paredes, de cimento queimado, dão o tom geral da decoração, que contempla múltiplos estilos.
Ponto alto da reforma, a iluminação foi alvo de grande atenção. No teto, foram instalados trilhos e spots robustos abastecidos com lâmpadas dicroicas de facho fechado que, além de aquecer a ambientação, imprimem uma espécie de grafismo no teto.
O preto, aliás, aparece também em destaque na cozinha, ambiente que ganhou uma ilha com bancada para atender aos hábitos do casal, que adora cozinhar e receber os amigos em casa. A escolha do ladrilho hidráulico, por sua vez, fez com que as arquitetas pensassem com mais parcimônia na decoração, afinal, os móveis e objetos não poderiam competir com o piso.
Visando um uso mais racional dos espaços, a dupla teve de fazer algumas concessões. Uma delas foi eliminar um dos quartos. Com isso, foi possível recuar a parede do quarto do casal, que, diferentemente do resto da casa, apresenta cores claras, apesar da linguagem da iluminação e da decoração permanecerem as mesmas.
“Assumimos a troca de propósito, porque dessa forma, o casal pode usufruir de duas diferentes atmosferas”, diz. Assim, tijolinhos brancos recobrem as paredes, ainda que o cobre marque presença nos trilhos de luz e da cortina.
“Essa ideia de contrastar materiais mais rústicos e tons neutros agradava aos donos. Por isso, ela foi explorada até nos banheiros”, afirma ela. No banho do casal, por exemplo, a aparência de madeira desgastada é valorizada pela ênfase em tonalidades mais suaves. Já no banheiro social, o preto e os tons escuros estão de volta. “Dá um toque de sofisticação”, diz a designer.