Por ES e Dra. Mônica Demian CRM 117.218
Você sabia que há diferença entre as rugas que vamos adquirindo com o passar dos anos? Há dois tipos delas: as estáticas e as dinâmicas. Portanto, para tratá-las, visando adiar e minimizar o aspecto de pele envelhecida, é necessário que entendamos suas diferenças. Fomos buscar informações sobre o assunto com a Dra. Mônica Demian, da Clínica Demian, que explicou detalhadamente como surgem cada uma delas e quais os tratamentos indicados. Confira!
Rugas estáticas
Essas são aquelas causadas pelo envelhecimento natural da pele, com a perda de colágeno e elastina, diminuição da espessura de suas camadas e da capacidade de regeneração celular. “Não podemos esquecer que, a esses fatores, podem ser somados a ação de agentes externos, (que podem agravar e acelerar o processo das rugas estáticas), entre eles o sol, fumo, poluição e doenças”, destaca Dra. Mônica.
Como tratar
Graças aos avanços da medicina, há diversas formas de se tratar essas rugas e minimizar os efeitos do tempo na pele. Para os que desejam se prevenir, a primeira medida a ser tomada é incluir hábitos saudáveis no seu dia a dia. Depois há uma infinidade de tratamentos, como os laseres, aplicação de luz intensa pulsada, radiofrequência, preenchimento com ácido hialurônico, entre outros. Também ajudam aplicações tópicas contento antioxidantes como chá verde, vitaminas A, C e D.
Rugas dinâmicas
Essas são aquelas formadas pela atividade muscular, pela maneira como nos expressamos. “Elas se formam devido à movimentação repetitiva na pele que já está começando a perder colágeno e elastina. Essas são as rugas que vamos ganhando na testa, ao redor dos olhos e entre as sobrancelhas”, explica Dra. Mônica. A médica também acrescenta que, apesar dos dois tipos de rugas estarem associados, o tratamento é diferente.
Como tratar
No caso das rugas dinâmicas, a melhor forma de minimizá-las é utilizando a toxina botulínica, que age diretamente nos músculos, promovendo o seu relaxamento e, consequentemente, a diminuição da ruga feita na região onde a toxina é aplica.