Dra. Ligia Estrella traz, nesta edição da Estilo Saúde, algumas informações sobre o procedimento
Por ES e Dra. Lígia Estrella CRM 138.062
O nariz ocupa um lugar de destaque na face, e pode ser um aliado da beleza, bem como pode ser um desastre para a harmonia facial. As queixas dos pacientes são as mais variadas e as alterações nasais também, podendo variar desde formato, assimetrias, nariz em forma de “sela” ou deprimido, nariz com osso mais elevado (aspecto de corcova) e nariz com ponta caída.
O que é a rinoplastia não-cirúrgica?
A Rinoplastia não cirúrgica é procedimento ambulatorial realizado com anestesia local e participação do paciente durante o processo de correção de pequenas imperfeições estéticas nasais.
A técnica possui a grande vantagem de poder mudar características indesejadas sem que o paciente passe por cirurgia, que geralmente envolve: internação, anestesia geral, período de afastamento do trabalho, riscos cirúrgicos, tempo de recuperação entre outros fatores. Nem todas as pessoas que querem corrigir imperfeições do seu nariz estão prontas para uma cirurgia plástica, buscando procedimentos menos invasivos.
Cuidados e resultado
O paciente é liberado do consultório com curativo de micropore no local, devendo mantê-lo no período de 24 a 48 horas, e depois esse curativo é retirado. Não é necessário repouso. Atividades físicas e trabalho podem ser retomados no dia seguinte.
Os resultados são imediatos e o paciente pode conferir mudanças importantes como angulação do nariz e o formato mais reto e harmonioso. A durabilidade da aplicação
do ácido hialurônico é de 12 meses.
INDICAÇÃO
O procedimento é recomendado para as pessoas que desejam realizar pequenas modificações no seu nariz e não querem se submeter a um procedimento cirúrgico e, ainda, desejam uma recuperação mais rápida. Não é indicado para quem possui grandes anormalidades, como um nariz muito grande ou muito largo. Neste caso, o correto é procurar orientação médica para a realização de uma cirurgia.
PROCEDIMENTO
Após criteriosa avaliação clínica da face do paciente, a técnica é iniciada com a anestesia local, o que torna o procedimento muito confortável. Na sequência é feita a aplicação de um material injetável (ácido hialurônico, substância sem riscos, muito segura e hipoalergênica) com agulhas finas, que vai preencher determinadas regiões do nariz (ponta, asa, dorso, raiz) para que sejam realizadas as correções.