Por AE
O verão de Punta del Este tem uma dinâmica bem particular. Nas praias, o dia geralmente começa mais tarde, para aproveitar a combinação de sol abundante (que no verão pode brilhar até perto das 21h) e badalação. É sob o céu quase sempre azul que uma maioria de brasileiros, argentinos e uruguaios bebe cerveja e espumante gelados enquanto ouve a música dos paradores instalados na orla. Óculos de sol da moda, chapéu e roupas claras são como uniformes de quem aproveita o verão por lá.
Se tem uma coisa que se faz bem na cidade uruguaia, afinal, é aproveitar a vida. Para não perder espaço, todos os anos o balneário se atualiza com novos restaurantes, lojas e uma programação completa nos paradores com vista para o mar, que oferecem uma estrutura completa nas praias. Espreguiçadeiras, guarda-sóis e cardápios bem elaborados fazem parte das mordomias de points como os disputados Ovo Beach Club e Imarangatu.
Além da praia, um roteiro básico pela cidade pode começar no Paseo de las Americas, na Playa Brava. Na altura da parada 1 está a escultura mais famosa: uma mão. Conhecida como La Mano, Los Dedos ou Hombre Emergiendo a La Vida, a obra foi feita pelo chileno Mario Irarrázabal e é muito disputada para as fotos. Para quem quer arrasar no clique, o melhor é ir cedo, antes da chegada dos ônibus de turismo – principalmente se você for em algum feriadão ou entre dezembro e fevereiro.
O passeio pode continuar pela Avenida Gorlero e seguir adiante até o farol de 1860, feito com prismas de cristal trazidos da França. Também merece atenção o Puerto Nuestra Señora de la Candelaria, onde centenas de embarcações de todos os tamanhos atracam o ano todo. No auge do verão, falta espaço para tantos exemplares. Nos meses mais frios, quem disputa o espaço são os leões-marinhos: é comum eles ficarem por ali, em busca de peixes.
Depois, continue pela Rambla General Artigas, a beira-mar na Playa Mansa. Um gazebo avança a água formando uma espécie de píer para relaxar e curtir o cenário. E, se ainda restar ânimo para algumas comprinhas, a Calle 20 está logo ao lado. Trata-se de um passeio de compras ao ar livre, onde marcas internacionais ajudam a incrementar a mala dos viajantes.