O Instituto Stella Demarco trabalha para melhorar cada vez mais o atendimento dentro do Itaci
Por EL
Você conhece o Instituto Stella Demarco? Essa instituição, que trabalha incessantemente para ajudar crianças com câncer tem uma história tão linda que faltam palavras para contá-la. Tudo começou pela iniciativa de Luís Roberto Demarco, que hoje mora em São Paulo, mas é assisense e tem sua família toda aqui.
Luís Roberto Demarco é proprietário da empresa Orbium Soluções Interativas, do mercado de softwares, e há 7 anos perdeu uma filha com câncer. Do ato de amor de um pai nasceu o Instituto Stella Demarco, que busca oferecer apoio a tantos outros pequenos que estão batalhando contra essa doença. A filha de Luís Roberto, aos nove meses, foi diagnosticada com Neuroblastoma, um tipo de câncer infantil. Mesmo com todos os recursos científicos e a melhor equipe médica disponível para o tratamento, o destino quis que Stella se tornasse uma estrelinha no céu.
Seu pai, que nunca havia tido contato com uma criança portadora dessa doença, prometeu abraçar a causa e lutar contra o câncer infantil. Arregaçou as mangas e transformou a imensa dor em solidariedade e no desejo de salvar a vida de outras crianças com essa doença. “Não pudemos curar a Stella, mas agora estamos juntos para salvar Luízas, Sofias, Paulinhas, Pedros e Antonios”, promete o pai da Stella, que transformou o combate ao câncer infantil em uma missão de vida.
Projetos Beneméritos
São muitos projetos, mas aqui citamos alguns como o de apoio à pesquisa de uma substância que provoca a morte das células cancerígenas NB 4. O Instituto também criou um local especialmente para os pequenos pacientes continuarem as suas atividades escolares dentro do Itaci (Instituto de Tratamento do Câncer Infantil), em São Paulo, disponibilizando recursos tecnológicos e móveis infantis. Fez também uma Sala de Treinamento de Enfermeiros que permite que esses importantes auxiliares de saúde sejam treinados conforme as necessidades específicas do público infantil. Reformou a Área de Manutenção do Itaci, adquiriu equipamentos para a Ala de Transplante de Medula Óssea (TMO). Além disso, com doações arrecadadas pelo Instituto Stella Demarco, os seis quartos da ala de TMO do hospital foram equipados com camas e berços hospitalares; monitores multiparamétricos de última geração da GE e vídeo games. Também executou um projeto arquitetônico de humanização da área de visitas, já que os pacientes submetidos ao Transplante de Medula Óssea precisam ficar isolados durante um longo período. Para reverem os amigos e parentes, os quartos dão para uma área separada por vidro, que proporciona contato visual sem interferir no tratamento.
Como ajudar
O Instituto possui diversos projetos, basta entrar no site institutostellademarco.org.br para conhecer melhor o trabalho da instituição. Uma forma de ajudar aqui em Assis é através da loja de sapatos Mary Carvalho, que está intermediando vendas de bonés do Instituto, visando arrecadar verbas. Para participar do projeto #VistaOBoné, basta adquirir o seu na loja Mary Carvalho, que fica na Rua Floriano Peixoto, 605. Telefone (18) 3323 7106.