O Peeling de fenol tem efeitos tão satisfatórios porque ele vai na derme reticular, ou seja, a camada mais profunda que um peeling pode ir.
Há registros bastante antigos a respeito da preocupação com a própria imagem, não apenas por seus aspectos funcionais, mas também por sua estética. Na Grécia antiga a beleza física era altamente valorizada, juntamente com um intelecto desenvolvido; para Platão, por exemplo, a beleza estava na sabedoria. Ao longo dos séculos, houve variações significativas no padrão de beleza, no entanto, a beleza natural sempre foi admirada. E, atualmente, as pesquisas e estudos na área dermatológica destacam procedimentos que proporcionam um resultado natural e duradouro. E o chamado Peeling de Fenol é um procedimento que já há muitas décadas vem sendo estudado, contudo, somente recentemente, através de estudos mais aprofundados, passou a ser utilizado para eliminar rugas e vincos de forma bastante natural, sem comprometer a fisionomia da pessoa.
“O peeling de fenol é um peeling químico em que é possível atingir camadas superficiais e camadas mais profundas da pele, dependendo da fórmula e técnica de aplicação. Ele ‘apaga’ as células com efeitos do tempo, manchas de sol, acne e rugas profundas”, revela a médica dermatologista Dra. Beatriz Baldi, em entrevista à Estilo Saúde desse mês. Beatriz Baldi participou este ano de um curso intensivo sobre o procedimento com o Dr. Roberto Tulii, que possui mais de 30 anos de experiência na área. “Após extenso estudo acompanhando o pioneiro da técnica, Dr. Ramon Rogè (Espanha), Dr. Tullii trouxe o tratamento para o Brasil, e eu, juntamente com um grupo de dermatologistas, participamos do curso que foi realizado em São Paulo”, conta Dra. Beatriz. Segundo ela, o Peeling de Fenol é indicado para cicatrizes de acne, rugas moderadas e profundas (de face); “O peeling de fenol médio trata a coloração da pele, manchas, rugas moderadas, textura e a retração da pele, e pode ser feito em consultório. Já o peeling de fenol profundo é realizado em centro cirúrgico e trata rugas profundas, maior retração, afina a pele e propicia uma pele rejuvenescida em repouso”, explica.
Tema de reportagens em inúmeros programas televisivos, o procedimento já foi alvo de críticas, principalmente em razão do seu tempo de recuperação. “É importante ressaltar que duas coisas determinam o sucesso do peeling de fenol: a fórmula e a técnica de aplicação e a disciplina do paciente junto com o acompanhamento médico – a recuperação leva de sete a 10 dias. A máscara de gel, que é o curativo, permanece no rosto por esse tempo, sendo diariamente avaliada pelo médico. Por essa razão, a relação de confiança entre paciente e médico é primordial”, destaca Dra. Beatriz.