Por Mayra Triveloni
O mês de outubro é marcado pelo Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama; o movimento nasceu na década de 90 e destaca a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença mais comum entre o público feminino. Nos homens a incidência é de apenas 1%. O médico ginecologista e obstetra, especialista em mastologia, Dr. Ricardo Gonzalez (CRM 100595) esteve no anfiteatro do Hospital Maternidade de Assis, HMA, para falar sobre o assunto, em especial para o público feminino.
Dr. Ricardo lembrou a grande incidência de casos no Brasil (cerca de 60 mil novos casos a cada ano) e enfatizou a prevenção! “Muito se fala sobre a chamada prevenção primária, ou seja, o que podemos fazer para não ter um câncer; atualmente, através de muitos estudos sabemos que a obesidade, por exemplo, aumenta o risco de câncer, bem como uma vida sedentária, marcada pelo estresse e má alimentação”, diz o especialista. Segundo ele, a prevenção chamada secundária – exames como a mamografia -, são indispensáveis para a cura.
O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, excluindo-se o câncer de pele.
“A partir dos 40 anos o exame deve ser feito anualmente; pessoas com casos na família (parentes de primeiro grau) também devem realizar os exames frequentemente. Por que descobrir cedo é tão importante? Porque os tratamentos disponíveis evoluíram muito e cada vez mais as pacientes finalizam o tratamento totalmente curadas e com chances muito pequenas do câncer reaparecer”, afirma Dr. Ricardo. Segundo ele, nunca é demais falar em prevenção; quanto mais informações as pessoas têm acesso, mas as chances de terem maior qualidade de vida.
Mais informações e agendamento de consultas pelo telefone (18) 3302-1709. O Dr. Ricardo Gonzalez atende no HMA às terças-feiras.