Por EL Fotos Arquivo pessoal
Ela acorda todos os dias às 5h da manhã, às 6h vai para a piscina, nada até as 8h e depois disso vai para a academia. Essa é a rotina diária, de segunda-feira à sábado, de Mercedes Sanfelice Risso, de 73 anos. Campeã de natação em diversas disputas, ela guarda em casa só 510 medalhas e 72 troféus. É muito, mas ainda virão muitos outros. Mercedes é apaixonada pelo esporte e atualmente, compete pelo Clube Paineiras, de São Paulo. Treina em Assis, mas já rodou o Brasil todo competindo.
Ao lado dela, está sempre seu marido, Mário Miguel Risso, que transcende o orgulho da esposa. “Eu brinco com ela que, com essa disciplina, se fosse para o exército, seria general”, conta. Mercedes nada na categoria máster e em todos os estilos. Mas além disso, a atleta ainda participa de provas de travessia, tanto em mar, quanto em rio. Uma delas já está até marcada para dezembro deste ano, na Barra do Una, para a qual Mercedes já está treinando.
HISTÓRIA
Nunca é tarde para se começar. Engana-se quem pensa que Mercedes sempre foi atleta de natação. Na verdade, a professora aposentada da Unesp começou a praticar o esporte devido a um problema no joelho e por indicação médica, em 2005, quando tinha 60 anos de idade. Sugestão que ela levou ao pé da letra. A disciplina e a paixão pelo esporte foram aumentando cada vez mais e as competições sempre foram um estímulo. No início, Mercedes competia por Assis, que na época possuía uma equipe Master, mas há cerca de sete anos a atleta passou a integrar a equipe do Clube Paineiras. Mercedes treina quatro vezes por semana com o técnico Elias Macruz Filho (Zinho), na Macruz, e mais duas vezes com o técnico Paulo Baptista, do Assis Tênis Clube.
Pelo Brasil e América Latina
Acompanhada de Mário, que faz questão de prestigiar a esposa em cada uma de suas competições, Mercedes já passou pelo Pará, São Luís, Fortaleza, Natal, Recife, Brasília, entre diversas outras cidades do Brasil. Além disso já esteve também em Mar del Plata, disputando um Campeonato Mundial, e agora vai para Buenos Aires, buscar uma medalha no Campeonato Latino Americano. São muitas disputas e desafios que lhe rendem cada vez mais vontade de treinar e, graças a esse esforço, uma saúde de ferro. Além disso, seguindo as braçadas da mãe, um dos filhos de Mercedes também pratica a natação, e o outro participa de corridas. “Todos na família sempre gostaram de esportes e ela é o nosso exemplo”, revela Mário.