A médica ultrassonografista Maria Julia Pellini de Macedo, CRM 130.091, do Centrorad de Assis esteve no último mês na Jornada Paulista de Radiologia, um dos maiores e mais importantes eventos da área. “A Jornada Paulista de Radiologia é um evento anual organizado pela Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem que acontece no Transamérica Expo Center, em São Paulo”, comenta Maria Julia. Este ano o encontro reuniu mais de 20 mil pessoas entre congressistas, conferencistas, coordenadores, expositores, visitantes, fornecedores e membros da organização.
Qual a programação e a importância de participar de um evento desse porte?
Dra. Maria Julia: O programa científico é organizado em 28 cursos, como Ultrassonografia Geral, Mama, Tórax, Medicina Interna, Imagem da Mulher, Pediatria, Musculoesquelético, entre outros, que são apresentados em 20 salas, durante três dias e meio. Grande parte dessas atividades conta com a participação de palestrantes enviados de várias partes do mundo, no caso deste ano, contou com a parceria da Sociedade Espanhola de Radiologia Médica, da Sociedade Portuguesa de Radiologia e Medicina Nuclear e da Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia, além de centenas de profissionais brasileiros de destaque do estado de São Paulo de outras partes do Brasil.
Qual a importância de participar de um evento como esse?
Dra. Maria Julia: A importância de participarmos da JPR é a de nos manter atualizados, tanto em relação ao aprendizado teórico, quanto ao conhecimento de novos aparelhos e de novas tecnologias. E é bom lembrar também que além de nos proporcionar a atualização, nos dá a oportunidade de rever velhos amigos e colegas de trabalho.
O que foi visto lá que pode ser aplicado no dia a dia do profissional da área?
Dra. Maria Julia: A maioria dos temas escolhidos representam boa parte da nossa prática diária. Assim podemos aproveitar para tirar nossas dúvidas, possibilitando, desta forma, uma melhora na prática radiológica e a realização de exames com maior qualidade.