Você sabe se receita de óculos de grau tem validade? Quanto tempo, então, ela dura?
Nesta matéria, a Dra. Juliana A. C. Antunes, a especialista em Retina do IOA – Instituto de Oftalmologia de Assis, explica o período de duração de uma receita de óculos, em quais casos o médico deve ser consultado com maior frequência.
Qual a validade da receita de óculos?
De fato, a receita de óculos de grau tem validade. Ela dura, em média, de seis meses a um ano, a contar do dia da consulta com o oftalmologista. Depois disso, é fundamental retornar ao médico para refazer os exames, que vão indicar se a troca das lentes é necessária.
Nessa situação, você receberá uma nova prescrição, com todas as informações sobre os graus para a devida correção visual. Além disso, o especialista poderá tirar todas as dúvidas a respeito da saúde dos seus olhos.
Qual a importância de consultar o oftalmologista?
Agora, que você já sabe que a receita de óculos de grau tem validade, devemos deixar claro que a consulta com o oftalmologista precisa ser feita pelo menos uma vez ao ano, por todas as pessoas ou a qualquer sinal de que há algo errado com a visão, combinado?
Para quem usa óculos, então, a presença no consultório é de suma importância. O profissional vai avaliar se o seu quadro permanece estável ou se houve alguma progressão. Muitas vezes, é comum que haja alguma alteração no grau, por isso você não deve se assustar.
Em quais casos a ida ao médico deve ser mais frequente?
Determinadas situações exigem a presença no consultório oftalmológico com maior regularidade:
Pessoas que chegaram aos 40
A partir dos 40 anos, a ida ao consultório deve ocorrer com maior periodicidade pela chegada da presbiopia (dificuldade de visão para perto). Nessa faixa, os exames precisam ser realizados no intervalo mínimo de um ano.
Pacientes portadores de diabetes ou outras doenças
Quem tem alguma doença ocular ou determinados problemas de saúde precisa redobrar os cuidados. Logo, a qualquer indício de que houve alteração ou piora no quadro da visão, o especialista deve ser prontamente procurado.
As situações que requerem maior acompanhamento médico incluem, por exemplo, doenças sistêmicas como o diabetes e a hipertensão arterial que podem causar danos na retina e provocar perda de visão.
A degeneração macular relacionada à idade é outra doença que afeta, geralmente, pessoas acima de 55 anos. É uma importante causa de perda visual irreversível, principalmente se não for tratada adequadamente.
Na retinopatia diabética, ocorrem lesões nos capilares da retina, causando vazamentos que levam a inchaço e hemorragias. Mais tarde, há proliferação de vasos sanguíneos no interior do olho, descolamento de retina e glaucoma. Pode levar à perda visual total e irreversível se não for tratada a tempo.
Para o sucesso do tratamento oftalmológico é fundamental o controle clínico rigoroso, especialmente da glicemia e da pressão arterial. Os resultados destes tratamentos serão influenciados diretamente pelo controle de suas doenças de base.