Quem vê Inocência Manoel no dia a dia rapidamente compreenderá muito de sua essência. Empresária bem-sucedida, mãe, atuante em diversos setores da sociedade, Inô, como muitos a conhecem, é direta no pensar e no agir. Difícil mesmo é acompanhar seu ritmo.
“Eu comecei muito cedo a trabalhar, e trabalho todos os dias, não sei ficar parada”, diz ela.
E, de fato, sua trajetória, com raízes na cidade de Assis, é a de uma mulher batalhadora – marca registrada da família. Inocência é a segunda filha de Thomaz Manoel e Elza Brasil do Nascimento, de um total de sete, e iniciou sua jornada em um pequeno salão de cabeleireiros de bairro. Por vocação ou sonho, foi o universo da beleza desbravado que a levou a desenvolver diferentes projetos sociais, mantidos por ela e pela empresa Inoar, fundada em 1999, na cidade de Taboão da Serra, e hoje presidida por Alexandre Nascimento, seu filho e empresário de sucesso.
Entre frascos de produtos para cabelos, layouts desenvolvidos por sua equipe e diretamente acompanhados por ela, Inocência nos conta um pouco dos projetos sociais que regem a empresa:
“A Inoar tem como uma de suas principais filosofias o respeito à vida. Eu acredito, e faz parte dos valores da empresa acreditar que humanos, animais e o planeta compõem uma unidade. Por isso todo o nosso trabalho está pautado nesses três pilares de respeito: aos indivíduos, aos animais e ao meio-ambiente. Eles regem nossas ações, que hoje são inúmeras”.
O mais novo projeto de Inocência Manoel ganhou recentemente destaque internacional. Batizado de Mais Sessenta, ele abriu a contratação de profissionais com mais de 60 anos, levando para dentro da empresa profissionais que encontram dificuldade de oferta de emprego.
“O projeto Mais Sessenta surgiu em um momento de crescimento da Inoar. Somos uma empresa brasileira referência no mercado nacional e internacional e uma de nossas maiores características é a agilidade no desenvolvimento de produtos cosméticos – criamos e produzimos produtos para atender uma demanda que não para de crescer. E, com a chegada de novos profissionais, notei que precisava de um contraponto para a ousadia que nossa empresa precisa ter.
Me reuni com o RH da empresa e então abrimos um processo seletivo exclusivo para essa faixa etária, comumente rejeitada pelas empresas. Os principais benefícios dos profissionais maduros são a expertise e conhecimento do negócio adquiridos ao longo de toda uma carreira profissional, o equilíbrio emocional para lidar com as diversas situações do dia a dia e um maior nível de comprometimento.”
O caráter inovador do projeto chamou a atenção internacional. A revista americana Modern Salon, uma das maiores publicações do setor cosmético nos Estados Unidos, destacou o projeto, pela valorização do profissional maduro.
Não é a primeira vez que um projeto de Inocência Manoel chama a atenção. O já consagrado Beleza Solidária, que tem sede em Assis, mas tem abrangência nacional e internacional, e está voltado para o empoderamento feminino por meio de capacitação, foi destaque nos Estados Unidos e Europa, já atendeu um asilo de idosos na África do Sul, no Mandela Day, e tem ações itinerantes no Brasil e no mundo que atuam em diferentes frentes. Por meio do projeto, são oferecidos cursos de capacitação e apoio ao empreendedorismo.
Em regiões onde não há os cursos, o projeto Beleza Contra a Pobreza distribui muitos kits de produtos para a população menos favorecida de cidades como Taboão da Serra, São Paulo, no interior e localidades de Minas Gerais e na Bahia. Toda a comunidade é beneficiada quando as pessoas do local recebem este tipo de ajuda, que oferece a cada um uma perspectiva de trabalho e à própria comunidade uma grande melhoria de vida.
Em sua trajetória, o Beleza Solidária tem como parceiras importantes organizações com objetivos sociais: Grupo de Apoio à Criança e Adolescente com Câncer (GRAAC), SENAC, Centros de Referência à Assistência Social (CRAS), Firma ONG (Associação Igualdade e Respeito ao Adolescente de Taboão da Serra), Instituto Ressoar, Organização Não Governamental Voluntários do Sertão, Projeto Nova Canaã (BA), Instituto Ronald McDonalds, Escola de Cabeleireiros AVA (MG), Projeto Lar Feliz (SP), ONG Renovar (Taboão da Serra), ONG Sementes do Amanhã (Taboão da Serra), ações de apoio ao Hospital do Mandaqui, em São Paulo, CEPIM – casa de apoio a idosos, ACVTS – Casa de Apoio a Moradores de Rua, ONG Spectaculu (Rio de Janeiro), ONG Florescer (Paraisópolis, SP), centros de acolhida da Prefeitura de São Paulo, Desafio Jovem (Cristolândia, SP), que ajuda na recuperação de dependentes de crack em SP, entre muitos outros.
Por meio de ações realizadas junto aos Centros de Acolhida da Prefeitura de São Paulo, voluntários da Inoar prestam atendimento aos moradores e são realizadas lavagem de cabelos e entrega de kits de higiene e roupas oriundas de Campanha do Agasalho Inoar. Em agosto deste ano uma ação inédita do Centro de Acolhida Florescer, que abriga essencialmente travestis e mulheres transgêneras, também contou com a parceria da Inoar. As meninas atendidas pelo Centro apresentaram um espetáculo no renomado Teatro Oficina, e tiveram produção de cabelo realizada pelos profissionais do Centro Técnico da Inoar.
Como reconhecimento, são também inúmeros prêmios recebidos com o projeto, com milhares de alunos formados e pessoas atendidas. Uma vez capacitadas, as mulheres superam a condição de vítimas, frequentemente permitida pela condição histórica do homem como arrimo de família e detentor do poder de mando, e as coloca como protagonistas de suas próprias vidas. O projeto ajuda a fomentar o empreendedorismo no Brasil e, em alguns casos, colabora para tirar as mulheres da situação de rua, da prostituição, do tráfico e das drogas. Isso se estende para os filhos dessas mulheres, retirando-os das ruas, do trabalho infantil e do tráfico também.
Animais e meio-ambiente são os outros focos da atenção da empresária:
“Todo ato de crueldade contra qualquer criatura é contrário à dignidade humana. Essa nossa forma de trabalhar nos levou à lista de empresas da organização PETA, organização internacional em defesa dos animais, de empresas que não realizam testes em animais. Jamais faríamos isso! Na Inoar temos três cães que retiramos das ruas. Há pesquisas que comprovam que a interação do ser humano com animais é fundamental. Na Inoar vemos isso acontecendo todos os dias. Nossos cães andam soltos pelo escritório e os colaboradores sempre encontram um tempo para um afago. Nós conversamos com os bichos, rimos das brincadeiras deles. Isso desestressa qualquer ambiente.”
Hoje, ao ver suas sementes plantadas dando frutos, Inocência Manoel respira com a certeza do seu caminho e a responsabilidade com o amanhã:
“Trabalhar com a parte social é sempre um desafio. Nem sempre as pessoas entendem seus propósitos à primeira vista. Porém, as pessoas beneficiadas pelo Beleza Solidária me ensinam, todos os dias, a não desistir jamais.”