Por Assessoria
O ano 2017, certamente, ficará marcado na história da família de Inocência Manoel. “Foi o ano de consolidação, o ano em que a Inoar cresceu 130% nos lares brasileiros, e o ano em que meu neto nasceu”, diz a empresária, que olha os números sem esquecer o lado humano dos negócios.
Foram décadas de estudo e pesquisa que criaram a Inoar Cosméticos, empresa fundada por Inocência Manoel e Alexandre Nascimento. Com raízes na cidade de Assis, mãe e filho construíram uma potência internacional, mas com os pés no chão.
“Eu criei a Inoar a partir de uma necessidade pessoal, como muitos sabem. Queria achar a fórmula perfeita para lidar com meu cabelo, que tinha diferentes texturas ao mesmo tempo. Na época, não havia essa infinidade de produtos que me permitissem ter cachos saudáveis ou redução de volume, por exemplo. Foi por isso que comecei a estudar as formulações e o mercado.”
A empresa foi fundada quando Alexandre abandonou a faculdade de medicina e passou a administrar os negócios. Com um olhar estratégico e entendimento do mercado, logo a Inoar passaria a figurar nas grandes perfumarias do país.
“A Inoar sempre esteve à frente das tendências”, conta Inocência. “Conhecer tantos tipos de cabelos, os meus, os das clientes da época em que eu tinha salão, das consumidoras, enfim, do Brasil e do mundo, me fez ter uma visão muito voltada para a real demanda, e não apenas para o que vende mais. Agora em 2017 recebemos um estudo realizado pela Nielsen, um dos maiores institutos de pesquisa de mercado no mundo, com importantes dados que comprovaram que a gente sempre saiu na frente. Se a tendência era ter produtos para redução de volume, já estávamos na prateleira, se a tendência era manter cachos definidos, já estávamos recebendo prêmio internacional.”
Os recentes prêmios internacionais recebidos pela marca, da revista Allure e revista Latina, dos Estados Unidos, são importante reflexo da diversidade de produtos criados por Inocência Manoel. A linha Divine Curls recebeu o maior e mais respeitado prêmio de beleza dos EUA, o Best of Beauty, concedido pela revista Allure, e foi criada para a manutenção de cabelos ondulados, cacheados e crespos.
Receber um prêmio de tamanha importância, mostra a força das empresas brasileiras no mercado estrangeiro. “Não é somente a Inoar que leva este prêmio. É o Brasil, a cidade do interior onde tudo começou, são todas as pessoas que têm um sonho e o constroem diariamente”.
Vencedora do prêmio da revista americana Latina, a linha Thermoliss é a indicada para quem gosta dos cabelos mais lisos. “Ao contrário de quando tudo começou, hoje temos produtos para as diferentes texturas e para a consumidora poder escolher ter o cabelo que quiser, mantendo os fios naturais se quiser, mas muito mais cuidados. A tecnologia nasce dessas demandas, e aqui estamos para usá-la a nosso favor”, complementa Inocência.
PREMIAÇÕES
• Melhor Ação Social 2012 – Cabelos & Cia
• Prêmio Chico Mendes de Gestão Socioambiental Responsável 2012
• Prêmio Excelência Mulher 2014 – CIESP
• Embaixadora da Paz 2014 – Inocência Manoel – ONG Mulheres pela Paz Mundial
• Prêmio Atualidade Cosmética 2014 – Melhor Linha de Produtos e Empresa Revelação
• Finalista Prêmio Época Reclame Aqui 2014 – Melhor Atendimento ao Consumidor
• Selo Quality Diamante de Desenvolvimento Sustentável 2015
• Prêmio ANABEL de Responsabilidade Social 2015
• Finalista Prêmio Época Reclame Aqui 2015 – Melhor Atendimento ao Consumidor
• Prêmio Chico Mendes de Gestão Socioambiental Responsável 2015
• Finalista Prêmio Atualidade Cosmética 2016 – Melhor Linha de Produtos
• Prêmio Chico Mendes de Gestão Socioambiental 2016
• European Awards for Best Practices 2016 – ESQR Alemanha
• Prêmio Quality Summit 2017 – Liderança, Gestão de Qualidade e Responsabilidade Total
• Prêmio Atualidade Cosmética 2017 – Tratamento Profissional
• Prêmio Chico Mendes de Gestão Socioambiental 2017
• Prêmio Melhor Produto Revista Glamour África do Sul 2017
• Prêmio Excelência Empresarial 2017 – The Bizz Award – República Checa
• European Awards for Best Practices 2017 – ESQR Bélgica
• Prêmio Best of Beauty 2017– Revista Allure – EUA
• Latina Beauty Awards 2017 – Revista Latina – EUA
Focada na empresa, nos trabalhos sociais desenvolvidos pelo projeto Beleza Solidária, e nos estudos, Inocência frisa a importância de ter pessoas por trás da marca. “A Inoar é única, pois é feita de pessoas únicas. Eu participo ativamente de tudo na empresa, mas o grande diferencial é essa gestão que enxerga a pessoa em primeiro plano. Trabalho ao lado de pessoas, diariamente vou ao escritório e participo de todos os processos, cuidando dos colaboradores e dando voz a todos, pois eles fazem parte dessa história.“
Graças à agilidade desenvolvida ao logo de quase uma década de empresa, os produtos Inoar vêm ganhando agora as gôndolas de farmácias e supermercados. “Era um pedido antigo dos consumidores e criamos produtos em embalagens específicas para estes canais. Há alguns meses, eu visitei o local onde tinha o meu primeiro salão e na vizinhança, onde antes havia um salão concorrente, hoje é uma farmácia. Entrei e os produtos Inoar estavam ali na prateleira. O manobrista do local, que me conhece há anos, perguntou para as atendentes se elas sabiam quem havia criado aqueles shampoos e cremes que estão fazendo o maior sucesso. Elas não sabiam que era eu, que a Inoar tinha começado praticamente ali. Me emociono com tudo isso, porque eu construí a minha história fazendo o que me deixa feliz.
ASSIS
Sempre conectada com suas raízes, a cidade de Assis é a sede do projeto social criado pela empresária. O Beleza Solidária centraliza suas ações no Memorial e Centro de Capacitação Elza Brazil do Nascimento, espaço mantido por Inocência. Em 2017, ela inovou novamente, oferendo o curso de Barbeiro Profissional, com o objetivo de oferecer capacitação qualificada para este importante nicho de mercado, gratuitamente. “O compromisso social impacta positivamente a empregabilidade. Na Inoar, acreditamos no poder transformador do conhecimento. Conhecimento, estudo e cultura são as verdadeiras moedas do mundo”.
No exterior, diversas ações também vêm mudando a vida de pessoas. Recentemente, a Inoar patrocinou e entregou bolas de futebol para uma comunidade de Ivory Park, Tembisa, na África do Sul, em uma ação social que tem como objetivo mudar a vida de 45 crianças que vivem sem família, nas ruas.

Por meio do jogo de futebol, as crianças podem ser crianças outra vez, os jovens são capazes de fazer algo para si mesmos, longe das dificuldades enfrentadas na comunidade bastante precária, em zona rural.
“Mas não é só isso. Aqui nós procuramos transmitir a nossa preocupação com diferentes perfis de pessoas não somente por meio dos projetos sociais, mas também em nossa comunicação e nas ações diárias da empresa.

REPRESENTATIVIDADE
A Inoar reflete a nossa cultura da diversidade e da representatividade. Tanto que inserimos em nossas campanhas publicitárias modelos com síndrome de Down, atletas paraolímpicas.
Realizo anualmente um congresso para falar sobre o mercado e neste ano organizamos um painel que fez bastante sucesso para falar sobre a importância de verem perfis negros, LGBTs, mulheres maduras, e muitos outros na publicidade. O mundo é feito de pessoas diferentes e elas precisam estar representadas.”
Todas essas histórias se reúnem a tantas outras que farão parte da biografia de Inocência Manoel, escrita pelo assisense David Labs, falecido em 2016. “David escreveu, do início de 2014 até dezembro de 2015, a minha biografia. Entregar assim a minha história, e a de meus familiares, a alguém que fosse torná-la de conhecimento público exigiu de mim uma confiança que precisava ser recíproca. Ao meu biógrafo confiei não somente fatos, mas muitos sonhos e desilusões. David ouvia, me entrevistava, tirava de mim episódios esquecidos, que eu fazia questão de não florear, mas que do ponto de vista de um grande escritor se tornaram capítulos preciosos. Nos falávamos todos os dias, David era parte da minha rotina.”
O lançamento do livro, certamente, será mais do que uma história, mas uma nova parte no legado da empresária que vem mudando muito mais do que a indústria da beleza.