Com raízes em Assis (seus fundadores viveram na cidade por muitos anos), a Inoar Cosméticos mantém fortes laços com a cidade. Acompanhamos o desenvolvimento da indústria e convidamos Inocência Manoel para fazer um balanço de como a empresa se reinventou na crise e garantiu a segurança de empregos mesmo diante de um cenário desafiador. Conheça, a seguir, os principais diferenciais da Inoar Cosméticos, presente no Brasil e no mundo.

O ingrediente essencial dA Inoar
Temos como essência oferecer produtos e serviços inovadores para a beleza
das pessoas e que promovam bem-estar e satisfação. Ao mesmo tempo, que esteja alinhada aos quesitos de responsabilidade e segurança socioambiental, com qualidade superior e custo acessível a todos os nossos consumidores.
Valores nos quais acreditamos
Respeito à vida
Respeito ao indivíduo e à diversidade
Integridade a altos padrões éticos
Transparência
Honestidade
Credibilidade
Qualidade
Liderança pelo exemplo em todos os níveis
Espírito empreendedor
Ousadia
Inovação
Crescimento sustentável
Responsabilidade socioambiental
Visão
A Inoar almeja ser uma referência em cosméticos, globalmente respeitada e reconhecida, preferida pelos consumidores e profissionais de beleza. Por isso, a marca viabiliza o acesso a produtos cosméticos inovadores que proporcionam satisfação e bem-estar a todos.
2020: um ano que ninguém esquecerá
O ano de 2020 ficou marcado como o ano da maior crise sanitária das últimas décadas. A disseminação da Covid-19 provocou impactos irreversíveis em sociedades de todo o mundo. E os efeitos dessa crise ainda estão em processo, enquanto a corrida pela criação da vacina sustenta a esperança da sociedade.
Para as marcas, pessoas e empresas de todo o mundo, a pandemia do novo coronavírus se mostra um grande desafio. Em meio às incertezas e muitas discussões sobre os rumos a serem tomados, algumas empresas tentam se reinventar na crise. Na Inoar Cosméticos, empresa de referência em cosméticos no mercado brasileiro, não foi diferente.
Crescimento da marca
Sem dúvida, 2020 está sendo um ano inesquecível. Há pouco tempo, era inimaginável vivenciar um sistema tão complexo, com reflexos que alcançariam economias globais e mudanças drásticas em toda a sociedade.
No entanto, por trás das dificuldades e incertezas, buscamos manter os negócios da marca ativos sob sua premissa básica: Inovação em produtos veganos, com fórmula livre de petrolatos, corantes e não testada em animais.
Toda a linha de shampoos, condicionadores e tratamentos capilares, além dos dermocosméticos, é vegana. Entre os produtos mais vendidos, está a linha Argan, formulada com o óleo do mesmo ingrediente, responsável pela maior parte do faturamento da marca.
A Inoar possui em seu catálogo cerca de 250 produtos de cuidado diário para banho, produzidos em fábrica própria localizada em Taboão da Serra, São Paulo.
A Covid-19 impactou uma transformação comportamental e tornou a busca por hábitos e produtos sustentáveis mais essencial em nosso cotidiano. Talvez como reflexo dessa conscientização e também pelo novo hábito de consumo online, que cresceu 46% entre os consumidores nos primeiros seis meses de pandemia (fonte: FecomercioSP), a Inoar expandiu suas vendas em 2020.
De cima para baixo: novo centro de distribuição Inoar; produção de álcool em gel 70%; doação para a live da cantora Joelma destinada a uma ONG.
Impulsionada por essa tendência, a marca investiu em e-commerce e em campanhas de marketing digital, registrando um crescimento de 30%. Em abril, mês considerado pico da pandemia, a loja online da Inoar aumentou suas vendas em mais de 300%.
Por essa razão, as atividades logísticas e o espaço administrativo precisaram ser repensados para atender à nova demanda de compras essencialmente remota.
A partir do centro de distribuição localizado a poucos quilômetros da fábrica, em Embu das Artes, São Paulo, é realizada toda a logística de distribuição nacional para cliente finais, lojas e-commerce e físicas. Este mesmo centro passou a abrigar também o espaço administrativo da empresa.
Além disso, o Marketing, área estratégica da empresa, passou a ocupar um espaço próximo à fábrica para que o setor pudesse acompanhar de perto e ficar alinhado aos processos de fabricação dos produtos, enxergando novas oportunidades de venda.
Tais mudanças foram fundamentais para acompanhar o ritmo de crescimento da Inoar. Além disso, elas trouxeram mais agilidade nas entregas, maior volume armazenado e, portanto, possibilidade de atender mais clientes.
Compromisso com ações contra a Covid-19 para a comunidade
Em meio à pandemia que preocupa o mundo inteiro, a Inoar Cosméticos se mobilizou para oferecer mais segurança à saúde de todos na tentativa de auxiliar na contenção do contágio.
A Inoar criou um produto inédito em seu catálogo: álcool em gel 70%. Antisséptico e hipoalergênico, ele foi formulado para minimizar o surgimento de possíveis alergias. O produto contém também óleo de argan, o ingrediente mais conhecido da marca, e que garante a ação hidratante.
Em meio às dificuldades no suprimento de embalagens e matéria-prima do mercado no momento atual, o álcool em gel 70% foi envasado em frascos de garrafa de água mineral. O novo formato viabilizou a produção em grande escala para comercialização e doação.
Fábrica em Taboão da Serra e novo escritório administrativo em Embu das Artes.
A Inoar esteve atenta para atender ao público mais impactado pela pandemia e implementou ações protetivas na comunidade onde está localizada.
O álcool em gel 70% foi doado a hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do município de Taboão da Serra.
Em uma ação nacional, a Inoar, em parceria com a cantora Joelma, realizou uma doação de milhares de unidades de álcool gel para instituições sociais impactadas pela pandemia.
Compromisso com ações contra a Covid-19 para colaboradores
A Inoar incorporou algumas medidas na tentativa de preservar a saúde e a estabilidade do emprego para seus colaboradores. O redirecionamento da produção de alguns itens básicos e urgentes, como álcool gel e álcool líquido 70%, foram meios de garantir a viabilidade dos negócios.
Os empregos estão sendo mantidos e a produção garantiu a sustentabilidade em um momento em que muitas empresas dispensaram seus funcionários. Além disso, é um honra comunicar que a Inoar contratou mais de 70 novos colaboradores o que mostra o crescimento e a força da marca, mesmo diante de um cenário desafiador.
Parte das equipes vem trabalhando em sistema home office desde os primeiros dias de isolamento. A Inoar implantou um sistema de operação remota amparada por novas tecnologias e pelo comprometimento da equipe de TI, que viabilizou acessos, computadores e redes aos colaboradores compatíveis com o trabalho em casa.
Dentro do objetivo de cuidar das pessoas e contribuir para que elas continuem a exercer suas atividades de forma segura, a Inoar realizou testes gratuitos em seus colaboradores e familiares que apresentaram sintomas, com o intuito de detectar a presença do vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19. Além disso, em ação conjunta com o RH, a empresa realizou o acompanhamento diário do estado de saúde dos colaboradores do grupo de risco ou afastados em casos suspeitos de terem contraído a doença. Ao mesmo tempo, como reforço para imunizar nossos colaboradores de gripes mais comuns, promovemos a vacinação contra a H1N1.
A medida foi também uma tentativa de descartar a presença de contágio por coronavírus.
Uma crise sanitária tão grave e inédita para o mundo levou a sociedade a tomar medidas de segurança rigorosas e, ao mesmo tempo,
o isolamento social desmobilizou planos e sonhos de muitas pessoas.
Diante desse fato, o coronavírus impactou a saúde mental de alguns de nossos colaboradores. Medidas de acompanhamento psiquiátrico e psicológico foram tomadas para assegurar o bem-estar de colaboradores que tiveram sintomas de estresse, ansiedade e depressão. Hoje, eles ainda desfrutam desse benefício gratuitamente.
Todas as ações e medidas de segurança promovidas dentro da Inoar como resposta imediata ao avanço do contágio da Covid-19 tiveram o suporte de campanhas criadas pelo marketing em parceria com o RH.
As ações conjuntas desses dois setores foram fundamentais para esclarecer e comunicar as principais medidas sugeridas pela OMS e Anvisa para o combate ao coronavírus em nossa empresa.
Pacto Global: Causas que abraçamos
Pensamos o nosso negócio como formas de contribuir para um mundo mais justo, socialmente e ambientalmente responsável. Dentro dessa diretriz, a Inoar Cosméticos é uma das 14 empresas brasileiras que estão comprometidas com o Pacto Global, uma iniciativa da ONU.
Ao lado de nomes como Eletrobras, Grupo Boticário, Uber, Pepsico e Natura, entre outras, a Inoar está engajada na adoção de dez princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.
A marca está disposta a cumprimir a meta do Programa Equidade é Prioridade, para aumentar a presença das mulheres em sua liderança.
A marca se compromete a cumprir as metas de ter 30% de mulheres na alta liderança até 2025 ou 50% até 2030.
Além disso, a Inoar afirma seu compromisso com a biodiversidade, ao desenvolver cosméticos veganos, sem testes em animais. Esse comprometimento se estende também ao uso de matérias-primas e ingredientes que não agridem o meio-ambiente.
A questão da representatividade na ocupação de cargos de trabalho e em toda a sua comunicação também é uma prioridade. A Inoar acredita na importância de presença de negros, mulheres, LGBTQIs, pessoas com deficiência e outros grupos desprivilegiados, em lugares de liderança e representação.
Prêmio
Em 2020, a Inoar recebeu o “Prêmio Empresa Brasileira do Ano 2020”, pelo Latin American Quality Institute (LAQI), devido ao compromisso de alinhar suas diretrizes aos objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela ONU.
O eixo temático proposto foi “Desafio 2020: Compromisso com a Excelência, Qualidade Total, Impacto Social e Compliance alinhado com os ODS”, desenvolvido pela cúpula empresarial por meio de conferências sobre disciplinas corporativas como Qualidade Total, Sustentabilidade e Compliance.
Fundada por Inocência Manoel e Alexandre Nascimento, a Inoar vem alinhando suas estratégias com os ODS propostos pela ONU, em total sinergia com o modelo de excelência do Latin American Quality Institute. Ambos os fundadores foram certificados, ainda, como Empresários do Ano 2020.
Mensagem da Presidência – Inocência Manoel
Esse ano foi um ano fora da curva para a Inoar e milhares de outras empresas pelo mundo. Todos nós, empresários, fomos testados em todos os aspectos de nossas vidas. No entanto, são nesses momentos de grandes desafios que percebemos a força da cultura de uma empresa. Na Inoar, descobrimos toda a nossa força e capacidade de adaptação para se reinventar. Buscamos encontrar oportunidades mesmo dentro das adversidades. No entanto, a brecha que encontramos foi potencializar nossa humanidade retornando AMOR para o mercado e a sociedade. Me sinto absolutamente honrada com o que fizemos nos últimos anos: Expandimos o dobro, no tamanho e na complexidade. E esse foi apenas o primeiro ciclo do nosso planejamento estratégico, que lá atrás parecia um sonho maluco. Um sonho que todos os Colaboradores se conectaram e sonharam juntos. Assim chegamos aqui! E agora? Vamos dobrar nosso alcance! Isso mesmo! Vamos dobrar novamente de tamanho nos próximos 5 anos. E olha que, com o nosso time, não duvido que tenhamos que ajustar a meta para cima até lá! Vocês vão ouvir falar MUITO da Inoar nesses próximos anos! Aceleração máxima.
Um time que sonha junto ninguém segura! Busque seu propósito. Deixe seu legado.