Por ES e Guto Ferreira | Cref 156978-G/SP Fotos Arquivo pessoal
Você tem noção da importância da individualidade biológica na busca pela saúde e pelo corpo que você deseja? Hoje em dia, com o turbilhão de informações encontradas na internet, muitos acabam tentando seguir treinos e receitas prontas, mas o que vale para um, pode não ser bom para outro, e assim por diante. Quem explica melhor o assunto nessa edição é o educador físico José Augusto, mais conhecido como Guto. Pós-graduado em Fisiologia do Exercício, treinador de jiu-jtsu, defesa pessoal e personal trainer, Guto revela que toda atividade necessita de regras para a sua organização e, que, antes de ser iniciada, é necessário que o aluno passe por uma avaliação minuciosa para detectar possíveis deformidades de postura, patologias graves, entre outros, e, somente depois disso pode-se indicar o tratamento.
“Se eu tenho algum tipo de desvio postural ou alguma patologia (descoberta ou não) e começo a fazer atividade física sem o profissional devidamente orientado, os riscos de agravar a situação são enormes. Esse é o maior problema de seguir um treinamento que não foi montado para você. Brincamos que na atividade física não existe uma receita de bolo”, revela o treinador.
Treinamento personalizado
O treinamento personalizado nada mais é do que o professor trabalhar em cima da necessidade do aluno. Com os dados coletados, os exercícios serão passados de uma forma específica, seja para corrigir algum desvio postural, para aumentar a massa muscular, para diminuir o porcentual de gordura, ou melhorar a performance em determinado esporte, e não de uma forma global, igual tem sido muito vendido em redes sociais. Nada poderá substituir o professor e os princípios utilizados.
O professor saberá a fase correta de aumentar as cargas, aumentar a intensidade, avaliar a melhor angulação para os exercícios, sempre criando uma base sólida, para que a atividade seja aproveitada e para que o aluno consiga conquistar seu objetivo. Para saber se o professor está capacitado, procure se informar se é formado em Educação Física (Bacharelado) e se possui registro junto ao CREF/CONFEF.
O treinador
Guto é faixa preta de Jiu-Jitsu há 14 anos e professor da arte marcial. Na área da Educação física ele atua há nove anos. Também ministra aulas de defesa pessoal (trabalhando com cursos contínuos com as Polícias Militar e Civil) e treinos de personal para musculação e funcional. As aulas podem ser feitas tanto individuais quanto em grupos.
No esporte
O atleta foi líder do ranking Circuito Interior Paulista de Jiu-Jitsu em 2017, na categoria faixa preta sem kimono, e ficou três anos consecutivos em terceiro lugar na primeira divisão dos Jogos Abertos.
5 Princípios que devem ser seguidos no treinamento
1. Princípio da individualidade biológica: Princípio que estabelece que cada pessoa é um ser individualizado; não existe uma pessoa igual à outra. Em termos, significa que o exercício que é bom para um pode não ser para outro. Por isso não podemos copiar treinos.
2. Princípio da sobrecarga crescente: Esse princípio nos mostra que para conseguir um físico legal ou uma aptidão física, o organismo precisa ser submetido a esforço cada vez maior (mais intenso ou por tempo maior). Isso provoca reações de adaptações que promovem a melhoria no que tem sido treinado. O aumento da sobrecarga pode ser obtido através de alguns fatores, tais como: frequência, volume e intensidade.
3. Princípio da Especificidade: É o princípio que deixa claro que cada modalidade tem a sua própria característica, suas adaptações, fazendo com que o aluno treine mais perto da realidade.
4. Princípio da continuidade: Esse é o princípio que a atividade precisa ser contínua, sem interrupções, pois a interrupção de qualquer atividade física leva o organismo ao retorno da situação inicial.
5. Princípio da reversibilidade: Esse princípio nos mostra que todos os resultados podem ser perdidos em semanas sem a atividade física. Completa o princípio anterior, no qual aprendemos que devemos ter continuidade nas atividades.
Prof. Esp. José Augusto Ferreira (Guto Ferreira)
• Bacharel em Educação Física;
• Licenciado em Educação Física;
• Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício;
• 14 anos de Jiu-Jitsu, sendo faixa preta, e 9 anos na área da educação física.
Contato: (18) 99777-6409 | guto_ferreira90@hotmail.com