A Educação Infantil é a primeira etapa da educação escolar na qual a criança tem a possibilidade de interagir com outras crianças e com adultos fora do convívio familiar. Desde a sua concepção, o indivíduo adquire ou aprende diversas funções motoras, responsáveis pelo alcance de maturidade do organismo. Por meio de suas movimentações naturais, a criança desenvolve seus processos motores. Um tempo depois, os movimentos surgem, geralmente, porque a criança tende a imitar os adultos que a rodeiam ou inspiram-se em outras crianças para executar suas provas práticas. Com o avanço da idade cronológica, a criança passa a ser integrante de mais um grupo social: a escola. O ingresso a essa nova comunidade exige modificações e adaptações das estruturas afetivas, cognitivas, motoras e sociais.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Nesse momento a Educação Física adquire um papel importantíssimo à medida que ela pode estruturar o meio ambiente adequado para a criança, oferecendo experiências que resultam num grande auxiliar e promotor do desenvolvimento humano, em especial ao desenvolvimento motor, garantindo a aprendizagem de habilidades específicas. Por meio dos movimentos, a criança vai aprendendo a pensar e planejar sobre como se mexe e, ao mesmo tempo, vive cada um deles, não utilizando apenas o lado motor mas também o cognitivo, para planejá-los de acordo com suas necessidades e limites.
Educação do Movimento
O movimento não acontece sozinho, pois toda ação tem uma intenção, podendo ser expressiva ou funcional. Como educação do movimento, compreende-se a realização de atividades motoras que visam ao desenvolvimento das habilidades (correr, saltar, saltitar, arremessar, empurrar, puxar, balançar, subir, descer, andar), da capacidade física (agilidade, destreza, velocidade, velocidade de reação) e das qualidades físicas (força, resistência muscular localizada, resistência aeróbica e resistência anaeróbica). Portanto, essa educação prioriza o aspecto motor na formação do educando. Após anos de estudo na área, verificou-se que o desenvolvimento de habilidades motoras e o conhecimento dessa evolução são necessários para garantirem bom desenvolvimento da aprendizagem.
O que se espera é que as crianças possam, da melhor maneira possível, apresentar em cada período de vida uma boa qualidade de movimento. Afinal, a Educação Física não é apenas educação pelo movimento, é a educação do corpo inteiro.