Por Mayra Triveloni
O inverno está no ar! E, com ele, o incômodo com as doenças mais comuns durante essa época do ano. Alguns gostam mais das noites frias, outros preferem os dias quentes de verão. O fato é que no inverno aumentam as crises respiratórias causadas pelo tempo seco e temperaturas baixas; idosos e crianças são, disparados, os mais afetados. Pra se ter uma ideia, durante os meses de maio, junho, julho e agosto o volume de atendimento na pediatria do Hospital Maternidade de Assis, o HMA, aumenta 25%. Quem revela é o médico pediatra que atende do HMA, Dr. Marcos Bastos – CRM 96.469. Conversamos com ele sobre o assunto, confira.
ES: Quais são as doenças mais comuns no inverno?
Dr. Marcos Bastos: resfriado comum, gripe comum, rinite, sinusite e pneumonia.
ES: Qual a diferença entre resfriado comum, gripe e H1N1?
Dr. Marcos Bastos: Os três são causados sempre por vírus. O resfriado dura geralmente de três a quatro dias e é caracterizado por espirros e tosse, às vezes coriza e congestão nasal, raramente apresenta febre. Na gripe, o período já pode durar de três a sete dias, pode apresentar febre alta, dor muscular, dor nas articulações, dor na garganta e muita tosse em alguns casos. Já a gripe A (H1N1) é um vírus mais específico e agressivo, e esse vírus, em casos extremos (principalmente em idosos e crianças), apresenta quadros semelhantes aos da gripe, só que mais graves, necessitando de entubação para ventilação mecânica, ou internação para um tratamento mais intenso, com oxigenoterapia, inalação, fisioterapia respiratória, dentre outros.
Entre janeiro desde ano e 23 de junho, o país registrou 608 mortes causadas pela Gripe A (ou Gripe Suína), segundo dados do Ministério da Saúde.
ES: Essas doenças podem evoluir para uma pneumonia?
Dr. Marcos Bastos: Sim. A gripe e o resfriado podem evoluir para uma otite, sinusite e pneumonia, que seriam complicações bacterianas da doença que inicialmente era viral. Geralmente, essa piora está relacionada à má alimentação, baixa imunidade e a outros fatores relacionados a doenças crônicas como Diabetes e outras mais.

ES: Como prevenir essas doenças?
Dr. Marcos Bastos: Em primeiro lugar se hidratar muito bem! Se alimentar bem, aquecer a garganta com bebidas quentes e evitar bebidas geladas que tiram a imunidade da amídala. Manter pés cobertos e, se precisar sair muito cedo ou à noite, se agasalhar bem. Outra orientação é evitar banhos muitos quentes – evitar também os banhos muito frios; as roupas, cobertores e edredons devem estar limpos, principalmente para se prevenir uma rinite alérgica que pode evoluir para uma sinusite, ou mesmo uma crise de bronquite. Roupas de frio devem ser lavadas para tirar a poeira antes de serem usadas. Lavar bem as mãos várias vezes ao dia e higienizar com álcool. Evitar cumprimentar pessoas gripadas. Umidificar as narinas também é uma boa dica, tanto na prevenção quanto posteriormente para tratamento. E não devemos esquecer-nos de manter a vacinação em dia.
Hospital Maternidade de Assis
18 3302 1700 • Ângela Rabazi de Andrade 405 • Jardim Paulista • Assis SP
www.hmassis.com.br