Por Mário Nunes/EL Fotos Divulgação
Em um ano marcado por adiamentos e, sobretudo, cancelamentos de diversos acontecimentos previstos para se evitar aglomerações, como campeonatos esportivos, os Jogos Olímpicos, shows musicais, feiras agropecuárias e rodeios, um evento importante e que conta com a participação de praticamente todos os adultos do país não chegou a ser cancelado, mas teve algumas alterações. São as Eleições Municipais de 2020 que a legislação determina a participação obrigatória de todos os eleitores que tenham de 18 a 70 anos.
Programada inicialmente para o primeiro domingo do mês de outubro, as eleições foram remarcadas pelo Tribunal Superior Eleitoral para o dia 15 de novembro, que embora seja um feriado, será em um domingo. Em cidades onde acontece o segundo turno, a votação será em 29 de novembro. No caso de Assis, não há 2º turno já que o município tem menos de 200 mil eleitores.
Horário estendido e reservado
Além da nova data, outra novidade nas eleições municipais deste ano é o horário para a votação em relação a outros pleitos, que sempre foram das 8h às 17h. O Tribunal Superior Eleitoral decidiu ampliar em uma hora o período de votação, que terá início a partir das 7h.
O Tribunal também determinou reservar horário preferencial das 7h às 10h para pessoas acima de 60 anos, que integram o chamado grupo de risco para transmissão do coronavírus. A intenção do TSE é garantir mais tempo para que eleitores votem com segurança e tentar reduzir as possibilidades de aglomerações nos locais de votação.
Pré-Candidatos
Assis têm quatro pré-candidatos a prefeito já apresentados este ano, incluindo o atual chefe do Poder Executivo, José Aparecido Fernandes (PDT). Também pretende concorrer à Prefeitura de Assis no período de 2021 a 2024 o Coronel de Polícia Militar aposentado Adilson Franco (Democratas), o delegado de Polícia Civil aposentado Fernando Quinteiro (PSD) e o professor universitário Reynaldo Campanatti (Patriotas).
Os três concorrentes do atual prefeito participaram de uma entrevista de oito minutos cada um na TV Band de Presidente Prudente, sobre temas sorteados. Campanatti falou sobre saúde pública e assistência social. Quinteiro tratou de educação e segurança pública. Os assuntos sorteados para o Coronel Franco foram emprego e infraestrutura.
Prevenção em saúde
No dia da votação este ano os mesários terão equipamentos de proteção individual, como máscaras, protetores faciais (face shield) e álcool em gel e spray. Nas seções eleitorais também haverá álcool em gel para os eleitores higienizarem as mãos.