Por Estilo Livre Fotos Carolina Falcão Produção de capa MAC
Ela acreditou no potencial da cidade e investiu pesado na área da moda. Estamos falando da empresária Tatiane Scudeler, que há 11 anos iniciou sua jornada pelo comércio em Assis e desde então, já soma três lojas, 14 funcionários, 14 marcas comercializadas e o sonho de montar ainda mais um empreendimento neste segmento.
OUSADIA
A empresária começou a atuar no mercado em 2005, quando viu na compra da loja Donna Amora & Homem, a oportunidade de colocar em prática o que mais gosta de fazer, que é vender. Formada em Publicidade e Propaganda, Tati, como é carinhosamente chamada, inovou no mercado assisense, trazendo marcas de renome para a cidade e praticamente inaugurando o ponto comercial mais procurado de Assis hoje para lojas deste segmento, na Floriano Peixoto.
VISÃO
Sua ousadia lhe rendeu logo outras duas lojas. Em 2009 abriu a franquia da M.Officer Assis, e em 2012 a Donna Amora Sapataria. “Eu lembro que muitas pessoas achavam que eu estava louca, porque se podia vender tudo na mesma loja, como já fazia inicialmente, porque abrir mais dois estabelecimentos que gerariam custos?”, recorda. “Mas nunca vi dessa forma, sempre acreditei nos meus negócios e tive certeza que eles iriam ampliar meu número de clientes, possibilitando maior variedade”, conta a empresária. Para se ter uma ideia de quanto a decisão foi acertada, Tati revela que as lojas têm públicos diferentes e que no caso da M.Officer, por exemplo, a franquia de Assis tem tido tanto sucesso que vende mais que as de Marília, Bauru e Apucarana.
CRESCIMENTO
Com a ampliação dos negócios, Tati precisou reformular a estrutura de suas empresas, e hoje possui um escritório exclusivo para as questões financeiras dos empreendimentos, assim como para o recebimento e distribuição de mercadorias, entre outros serviços.
PRECURSORA
A empresária lembra que trouxe também diversas novidades para Assis na área da moda. Sempre inovando para receber suas clientes em suas lojas, iniciou a realização de coquetéis de lançamento de coleções, desfiles, além de eventos na loja que abrem portas para outros profissionais da cidade, como a realização de books fotográficos. Ela também ganhou o título de primeira loja a conquistar a marca Capodarte, de sapatos, para um estabelecimento multimarcas.
SEM CRISE
Sobre a crise que vem sendo tão temida por todo o país, a empresária é categórica: “crise não existe pra gente”. Ela revela que sempre reforça isso para sua equipe, destacando que o país está vivendo uma crise política e que não está afetando em nada o crescimento de seus negócios. “O que eu vejo hoje é que nós precisamos estar cada vez mais preparados e informados para atender às expectativas de clientes que têm muito acesso às novidades”, explica. Ela lembra que antigamente, as clientes iam até a loja para saber o que iria ser tendência na próxima estação, e que hoje, já chegam sabendo. Dessa forma, destaca que investe continuamente em seus colaboradores para que possam atender cada vez melhor às exigências desse novo perfil de consumidor. Ela também avalia que no comércio, um dos maiores pontos de sucesso é o proprietário sempre estar à frente de seu negócio, e ela faz questão disso.