Por ES e Mônica Andrade Demian | CRM-SP 117218 Fotos ES
Os implantes hormonais existem há muitos anos, mas demoraram um tempo para ganhar certa notoriedade. É um tema que dá o que falar porque existe muito mito a respeito. Nesta edição da Revista Estilo Saúde, a Dra. Mônica Demian, do Instituto Demian – Medicina, Performance e Estética, vai tratar sobre este tema e em especial sobre a Gestrinona, que ganhou fama como “chip da beleza”
História
A gestrinona é um hormônio sintético, que surgiu por volta de 1970, criado pelo médico baiano Elsimar Coutinho, para uso como anticoncepcional. Mas como ela tinha um custo elevado, não foi interessante na época seguir com os estudos sobre a gestrinona para anticoncepção. Já na década de 1980 começaram a estudar os efeitos da gestrinona para mulheres com endometriose e o resultado foi muito satisfatório.
O nome “chip da beleza”
A gestrinona passou a ser conhecida como “chip da beleza” graças à atriz e apresentadora Hebe Camargo, já falecida. Quando perguntavam o que ela fazia para manter sua pele jovem, Hebe simplificava e respondia que usava um “chip da beleza”.
indicações
Endometriose, mioma uterino, predominância estrogênica, tensão pré-menstrual (TPM). Pode ser tanto para uma pessoa mais jovem quanto para uma mulher em perimenopausa. Uma mulher que já está em menopausa não se beneficia com a gestrinona, pois o hormônio age na redução do estradiol e aumento da testosterona livre. Se essa mulher já tem estradiol muito baixo ela não vai se beneficiar e pode ter ainda mais sintomas da menopausa.
Tipos de implantes
A gestrinona tem duas formas. O implante não absorvível tem liberação lenta e contínua, dura em média um ano e precisa ser retirado. Já a gestrinona absorvível tem durabilidade de seis meses. Ela não precisa ser retirada. Para cada paciente tem que ser feito um tipo de indicação.
A ação central da gestrinona vai no eixo hormonal central, no cérebro, e visa bloquear de certa forma a produção do LH, hormônio luteinizante, responsável pela ovulação e produção de progesterona.
Com isso, o estímulo da produção do estradiol para os ovários vai ficar extremamente reduzido. O estradiol é um hormônio que tem função da hidratação da pele, cabelo, lubrificação dos olhos e lubrificação vaginal. Também deixa a mulher hipersensível e aumenta o percentual de gordura.
Resultados
O estradiol é um hormônio que colabora para um tecido gorduroso mais avantajado. Quando se reduz o estradiol e aumenta a testosterona livre, a paciente vai ter melhoras da massa muscular, do tônus da pele, da libido e uma redução da celulite. “A gente consegue ver um corpo mais fino e mais definido”, complementa Dra. Mônica.
O implante absorvível é colocado no tecido gorduroso, que não tem sensibilidade, a paciente não sente dor. É feita uma anestesia local e um corte de meio centímetro por onde a gestrinona é implantada no bumbum. A cada vez que vai implantar, de seis em seis meses, é feita uma nova avaliação do que é preciso. Malhar, ter uma boa alimentação, não abusar dos açúcares e dos farináceos é muito importante para amplificar os resultados.