Por ES e Dra. Lígia Estrella CRM 138.062
O mês de novembro foi marcado por dois eventos importantes na área da dermatologia. O CILAD (Congresso Iberolatinoamericano de Dermatologia) e o MIA (Master Injector Academy 2018) aconteceram no mês de novembro, ambos em São Paulo. A Dra. Lígia Estrella esteve presente nos dois eventos científicos e nos conta um pouco do que ouviu por lá.
CILAD
O CILAD é um evento mais tradicional; com plenárias tanto nas áreas de dermatologia estética quanto clínica e cirúrgica. Para a Dra. Lígia, o grande ganho desse congresso foram as discussões sobre rejuvenescimento íntimo feminino, como por exemplo o uso conjugado de tecnologias como ultrassom microfocado associado aos bioestimuladores. Houve também atualização nos tratamentos de melasma, com uso de laser toning, além da nova conduta para as alopécias.
MIA
O MIA foi um pouco diferente, conta a médica. As plataformas de discussão foram todas com realização de tratamentos ao vivo. Dra. Lígia conta que os médicos ficavam na plateia, enquanto um paciente modelo era tratado ao vivo, para que todos pudessem aprender novas técnicas de produtos injetáveis. A grande novidade sobre toxina botulínica é a nova técnica #grid21, que traz mais naturalidade aos tratamentos, bem como maior durabilidade e até arqueamento de sobrancelhas.
