Por Mayra Triveloni e Dra. Juliana A. B. Coronado CRM 97495
Entre os dias 11 e 13 de outubro, a médica dermatologista Dra. Juliana A. B. Coronado participou do 23º RADESP (Reunião Anual dos Dermatologistas do Estado de São Paulo), juntamente com o 11º Simpósio de Cosmiatria e Laser da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que ocorreu na cidade de São Paulo. O objeto do evento foi apresentar um programa abrangente, que se aprofundou em questões atuais, mas também discutiu assuntos mais controversos da Dermatologia. “A ênfase foi dada aos espaços para discussões, sobretudo sobre situações vivenciadas no cotidiano médico, bem como novas condutas e abordagens terapêuticas”, comenta Dra. Juliana, que todos os anos faz questão de participar do evento.
Ela conta também que no programa científico abordaram-se diversos assuntos: toxina botulínica e seus pontos de aplicação avançada, melanoma, farmacodermias, dermatoses bolhosas, novo esquema para tratamento de hanseníase, prurido no idoso, a pele da mulher menopausada e seus desafios, lasers e outras tecnologias nos tratamentos faciais, acne e microbioma, novidades em tecnologias para remoção de tatuagens, rejuvenescimento vaginal, preenchedores e bioestimuladores (avaliação tridimensional e anatômica da face, áreas de risco, diferentes produtos e manejos das complicações), pérolas cirúrgicas, novas terapêuticas para dermatite atópica, simpósio de doenças dos cabelos, desafios da pele sensível e com rosácea; dentre outros tópicos interessantes que foram discutidos.
Este congresso foi maravilhoso, enriquecendo a prática diária do dermatologista, além disso, foi bastante enfatizada pelos palestrantes, a importância da formação e especialização do profissional médico dermatologista, que deverá preocupar-se na resolutividade dos pacientes com muita ética e qualidade científica”, finaliza a médica Dra. Juliana.