Por Dra. Juliana A. B. Coronado CRM 97495 e Mayra Garcia Triveloni
As principais indicações dos fios de PDO são: flacidez facial, contorno de mandíbula, flacidez do pescoço, queda das sobrancelhas, sulcos faciais (bigode chinês, marionete), rugas periorais e periorbitais.
O lifting com fios de PDO é um método de suspensão dos tecidos da face e pescoço, com uso de fios 100% absorvíveis compostos de polidioxanona (PDO) que também induzem à produção de colágeno na pele. Este tipo de fio já era utilizado como fios de sutura por cirurgiões, porém foram desenvolvidos módulos específicos com pequenas garras, espiralados, lisos, dentro de agulhas e cânulas que permitiam a sua utilização na Dermatologia.
Após um estudo minucioso da face, da qualidade da pele, grau de flacidez e também contraindicações, o dermatologista escolhe o tipo de fio mais adequado, a quantidade e também os pontos de inserção dos mesmos, podendo ser usados mais de um tipo de fio no mesmo paciente.
Com anestesia local, são inseridos tracionados e fixados na pele. Sendo que, quando utilizamos os fios de suspensão, deixamos fitas adesivas mantendo a pele mais tensa por 3 a 5 dias, evitando assim, a mobilização dos tecidos.
Indicações
As principais indicações dos fios de PDO são: flacidez facial, contorno de mandíbula, flacidez do pescoço, queda das sobrancelhas, sulcos faciais (bigode chinês, marionete), rugas periorais e periorbitais. É importante ressaltar que os fios fazem parte de um vasto arsenal terapêutico dermatológico, portanto, na maioria das vezes parte de um planejamento de rejuvenescimento do paciente, associado a outras técnicas para que seja obtido um resultado mais satisfatório, natural e duradouro. Não alterada a expressão facial, os resultados são progressivos, contribuindo para deixar uma pele mais densa com produção adicional de colágeno.
“Sempre procure um profissional dermatologista quando o assunto é embelezamento e cuidados com a sua pele, pois, para todo procedimento, por mais que ele seja minimamente invasivo, existem riscos, indicações, contra-indicações e complicações que somente o médico poderá identificar e tratar o mais precocemente possível, evitando assim, danos permanentes e para que você tenha os melhores resultados. Evite que o seu sonho torne-se pesadelo, o profissional habilitado a cuidar da sua pele é, sem dúvidas, o dermatologista” enfatiza Dra. Juliana.