Por Mayra Triveloni e Dra. Beatriz F. Baldi CRM 121.398
Entre os dias 28 e 30 de abril, a médica dermatologista, Dra. Beatriz F. Baldi participou da Atualização Especialização em Cirurgia Dermatológica, em São José do Rio Preto-SP, onde foram abordados temas como remodelamento facial, miomodulação e novas tecnologias. “Durante o evento foram discutidas as principais novidades dos congressos internacionais, com ênfase em terapêutica de doenças e também em cosmiatria”, conta Dra. Beatriz em entrevista à Estilo Saúde desse mês.
No ramo da Cosmiatria, ela revela que, atualmente, as substâncias indutoras de colágeno ganham espaço em relação aos preenchedores tradicionais à base de acido hialurônico. “Dentre elas destacamos o ácido poliláctico, a hidroxiapatita de cálcio e os fios de polidioxanona, que podem ser usados de forma isolada ou associados, melhorando o contorno facial e devolvendo a sustentação de áreas específicas da face”, comenta. Segundo ela, a grande vedete do momento são as suturas, que promovem a sustentação da face de maneira natural; um procedimento indicado para pacientes que apresentam leve queda do terço médio da face, e para aqueles que não querem ou não podem ser submetidos a cirurgia plástica de face. Os fios são absorvíveis, mas os resultados são duradouros.
“A palavra chave atualmente, no que se refere a rejuvenescimento facial, é harmonização. A técnica conhecida como ‘MD Codes’ que ganhou notoriedade na mídia, na verdade se trata de um novo consenso para a aplicação de preenchimentos faciais. Nesta técnica aplicamos preenchedores em pontos específicos do rosto, valorizando algumas áreas, como sobrancelhas, região malar e contorno facial”, destaca Dra. Beatriz.
Em relação às doenças dermatológicas, cada vez mais as tecnologias como lasers vêm sendo utilizadas nos tratamentos; “como podemos observar em casos de melasmas, rosácea e alopécias”, finaliza a dermatologista.