Por Beatriz Fernanda Vales Franchito Baldi CRM-SP 121.398 / RQE 33837
Atualmente, muito se fala em envelhecimento saudável, e quando se fala em rejuvenescer a pele, há inúmeras opções de produtos no mercado. Diariamente surgem diferentes produtos capazes de mostrar seus efeitos no que diz respeito ao fotoenvelhecimento, sejam eles administrados topicamente, como cremes e máscaras, ou por via oral, ou seja, em forma de cápsulas e sachês.
Partindo deste princípio, a indústria cosmética e alimentícia investe muito nessa era do bem-estar, com a finalidade de promover a beleza de dentro para fora. Problemas como acne, seborreia, dermatite atópica e mesmo o próprio fotoenvelhecimento podem ser tratados com o uso de fórmulas específicas, que devem ser tomadas diariamente. A primeira dúvida que surge se refere às diferenças entre polivitamínicos, nutricosméticos e nutracêuticos, e sua real eficácia.
Entendemos por Nutricosméticos os produtos desenvolvidos especificamente para “promover a beleza”, ou seja, que complementam tratamentos, como antioxidantes e vitaminas específicas. “Nutracêuticos exploram as propriedades cosméticas de alguns nutrientes de nossa dieta. Um exemplo seriam as fórmulas para melhora da celulite e aparência dos cabelos”, explica Dra. Beatriz Baldi, Médica Dermatologista da Clínica Baldi.
Nutracêuticos, por sua vez, buscam a melhoria da saúde em geral, complementando uma dieta que muitas vezes pode deixar a desejar. “Os nutracêuticos atuam na prevenção e no tratamento de doenças, tendo sido amplamente estudados desde os anos 80, quando se comprovou a real eficácia da ingestão de cálcio, ômega-3 e vitamina C à saúde das pessoas. São produtos desenvolvidos com base em propriedades terapêuticas, e muito associados a longevidade e bem-estar”, esclarece.
Vale lembrar que são compostos isolados, e devem ser utilizados com cautela e sob orientação médica ou de nutricionista.
Polivitamínicos consistem em medicamentos, que se baseiam no Índice de Ingestão Diária recomendada (IDR), e visam complementar as vitaminas que eventualmente faltam em nossa dieta, de forma geral.
“Todos são importantes aliados da nossa saúde, e complementam tratamentos não somente na área da dermatologia, haja vista o uso do colágeno e ácido hialurônico por ortopedistas”, cita a médica. “Atualmente tratamos nossos pacientes como um todo, e é impossível falarmos de saúde da pele sem falarmos da saúde do corpo”.