Filmes imperdíveis sobre músicos, atores e escritores, disponíveis em plataformas de streaming. Confira:
Por AE
Eu Sou Heath Ledger (2017)
Plataforma: Now
A carreira de Heath Ledger foi breve, mas explosiva. Morto há 10 anos, vítima de overdose de remédios prescritos, o ator australiano foi reconhecido por público e crítica por papéis como Ennis Del Mar (O Segredo de Brokeback Mountain), William Thatcher (Coração de Cavaleiro), Patrick Verona (10 coisas que eu odeio em você) e Coringa (Batman). O documentário conta a história do ator a partir de vídeos produzidos por ele mesmo e depoimentos de familiares e amigos, como Naomi Watts e Ang Lee.
Gaga: Five Foot Two (2017)
Plataforma: Netflix
Alguns anos antes de Gaga entrar no melhor período de sua carreira, o álbum Joanne surpreendia fãs ao mostrar uma nova artista, menos extravagante em seus figurinos e mais country em suas músicas. O documentário Five Foot Two acompanha a fase de lançamento do álbum, registrando momentos intimistas da turnê e do dia a dia da cantora.
Walt before Mickey (2015)
Plataforma: Amazon Prime Video
Baseado no livro de 2011 “Walt Before Mickey: Disney’s Early Years, 1919-1928”, de Timothy S. Susanin, o documentário acompanha a década decisiva na carreira de Walt Disney, iniciada com sua volta da Primeira Guerra Mundial, em 1919, e encerrada com o lançamento do primeiro cartum ‘Mickey Mouse’, em 1928. Entre as curiosidades apresentadas no filme, estão a profunda conexão de Disney com animais e sua relação com o pai, que sempre o viu como ovelha negra da família.
George Harrison: Living in the Material World (2011)
Plataforma: Netflix
Neste documentário, Martin Scorsese conta a história de George Harrison, guitarrista dos Beatles, a partir de depoimentos de grandes nomes da música, como Eric Clapton, e dos companheiros de banda Ringo Starr e Paul McCartney. O filme abrange toda a trajetória dos quatro garotos de Liverpool, do assédio das fãs às experiências com drogas, além de mostrar a vida de Harrison pós-Beatles. O documentário angariou dois Emmys, de Melhor direção de programa de não-ficção e melhor especial de não-ficção.
Com amor, Van Gogh (2017)
Plataforma: Netflix
Foram necessários 125 pintores e 65 mil frames para colocar de pé um projeto ambicioso: contar os últimos dias de Vincent van Gogh em formato de animação, tendo como inspiração as 400 obras produzidas pelo pintor em oito anos. A trama acompanha a jornada de Armand Roulin, que chega à cidade francesa de Arles e tenta decifrar se Van Gogh realmente se matou.
Vai Anitta (2018)
Plataforma: Netflix
O ambicioso projeto Check Mate, que lançou um clipe de Anitta por mês, foi sem dúvidas o ponto alto da carreira da artista carioca. De “Will I see you”, parceria com Poo Bear, à icônica “Vai Malandra”, passando por hits como ‘Dowtown’ e ‘Is that for me’, Check Mate mostrou ao mundo a versatilidade e a sagacidade para negócios que impulsionaram a funkeira para o mundo. É essa a história contada no documentário Vai Anitta, produzido pela cantora em parceria com a Shots Studios.