Por Nivaldo Leite “Lelo”
Abro neste artigo um parentes para falar um pouco sobre um meio de comunicação que vem mudando tudo que conhecíamos há alguns anos atrás. Para muitos dos nossos leitores, um pouco de saudosismo, para outros, curiosidade histórica.
Em maio de 2015 a Internet completou 20 anos de Brasil.
Tenho certeza que para os mais velhos a sensação era de que ela sempre esteve ai e isso é a mais pura verdade, para os mais jovens.
A rede é jovem no Brasil, mas incrivelmente rápida, ela se inova, renova, muda se reinventa constantemente. Então para os mais velhos, aí vão algumas coisas que deixaram saudades e para os jovens um pouco de história.
Orkut
A rede social descontinuada no ano passado foi a porta de entrada da internet para uma grande parcela da população brasileira. Precursora do Facebook e companhia, tinha limite para 12 fotos, comunidades, o “li, respondi e apaguei” e tantas outras coisas que formaram a cultura internética do brasileiro.
mIRC, ICQ e MSN
Os programas de bate-papo do passado também deixam saudades, eu particularmente gostava muito do ICQ. Um foi devorando o outro ou na verdade um foi a evolução do outro. Bem, o mIRC e o ICQ ainda existem, mas nada é como antes nem mesmo os usuários.
Salas de bate-papo
Hábito que se perdeu, as pessoas entravam em uma “sala” com o intuito de conversar (teclar) em tempo real com várias pessoas sobre assunto nenhum ou sobre um tema específico, no caso de salas temáticas.
Teria muito a escrever e relembrar junto com alguns “velhinhos” que viram e viveram tudo isso desde o início.
Mas uma coisa que sinto e faz falta na verdade é a PRIVACIDADE. Houve uma época em que foi possível navegar na internet sem sentir que todos estavam te vigiando. Atualmente, parece que todos sabem mais sobre sua vida do que você mesmo.
Boa sorte, saúde, bom trabalho e sucesso a todos. Até a próxima edição.