“Os integrantes do grupo são todos treinados para fazer esse trabalho; não é só colocar um nariz de palhaço e sair por aí fazendo graça”.
Por Mayra Triveloni Fotos Ricardo Brito
Nos corredores de um hospital há muitas histórias pra contar. Histórias de superação, de dores, de perda e, claro, de alegria. A chegada de um bebê é motivo de alegria, a perda de um ente querido é dolorosa, já a superação após um acidente é motivo de júbilo, é o recomeçar em nossas vidas. Nesse trajeto, que envolve profissionais e pacientes, é preciso paciência e uma boa dose de esperança! “Nosso trabalho é, através do projeto, levar o sorriso no rosto, a alegria contagiante para renovar a esperança, para ganhar o riso e o brilho no olhar daquele paciente que está com a saúde debilitada”, conta Junior Brussolo, coordenador do CócegaTerapia, projeto social que recebe o patrocínio da Unimed e faz semanalmente visitas ao Hospital Maternidade de Assis – HMA.
O grupo recebeu a nossa equipe numa das tardes de visita! E, como era de se esperar, emocionou com tanta alegria!
Logo nos primeiros minutos, ainda pelo corredor do HMA, já foi possível notar a interação com quem passou pelo local, seja para levar refeições, medicamentos, para quem chega para uma visita, ou mesmo para os que estão à caminho de casa porque receberam alta. Enfim, o nariz de palhaço, a roupa colorida, a música, a piada improvisada gera algo que parece mágico: alegria! Não é à toa que, mesmo ainda muito debilitado, o paciente que recebe o grupo, logo se encanta, e se abre para um mundo novo, mesmo que por um período de tempo.
“Os integrantes do grupo são todos treinados para fazer esse trabalho; não é só colocar um nariz de palhaço e sair por aí fazendo graça. Nós nos envolvemos, nos transformamos para transformar o ambiente. E tudo é feito com muito carinho e educação. Batemos na porta, pedimos licença, respeitamos o espaço, e só entramos após a permissão”, comenta Junior, mais conhecido no HMA como Dr. Juca. Ele, acompanhado da Dra. Tan Tan, do Dr. Buchecha, da Dra. Malu, Dra. Paraguaia, Dra. Dora, Dra. Narizinho e Dra. Estrela, se sentem muito felizes de levar o projeto ao HMA. “Além das visitas ao Hospital Maternidade de Assis, que acreditou na iniciativa e nos recebeu com muito carinho, também fazemos visitas ao Home Care (pioneiro no Brasil), levando alegria a quem faz o tratamento em casa”, revela.
O projeto é recente, tem apenas três meses. São os primeiros passos, porém, certamente com grande potencial e importantes parceiros que acreditam na medicina aliada ao sorriso no rosto, a alegria espontânea e, principalmente, ao amor. Afinal de contas, como já disse um médico americano, comprimidos aliviam a dor, mas o amor alivia o sofrimento.