Por Dra. Katarine Tronco Gasparini | Dermatologista | CRM 169217 | RQE 73804
O MMP® é uma técnica utilizada por médicos dermatologistas, em que a sigla significa Microinfusão de Medicamentos na Pele®. Essa técnica foi descrita por um médico brasileiro e ela tem por objetivo a utilização de um aparelho que apresenta microagulhas acopladas que causam microperfurações na pele e introduz medicamentos na derme. As microagulhas encontram-se envoltas pela medicação, sendo assim a medicação é introduzida simultaneamente à perfuração.
Essa técnica pode ser utilizada para diversas doenças, como melasma, alopecia androgenética masculina e feminina, conhecida com calvície, leucodermias solares, manchas brancas que aparecem nos braços devido à exposição solar, cicatrizes de acne, estrias e rejuvenescimento facial.
Diversas medicações podem ser utilizadas, sendo essas escolhidas conforme a doença e a necessidade de cada paciente. Como exemplo, na calvície utilizamos fatores que estimulam o crescimento capilar e diminuem a queda; no melasma utilizam-se substâncias clareadoras; nas cicatrizes substâncias que diminuem a fibrose local.
Geralmente são necessárias 3 a 5 sessões, dependo da doença e da gravidade de cada paciente.
Uma dúvida muito comum é: qual é a diferença do MMP® para o microagulhamento com roller? O microagulhamento com Roller ou IPCA (indução percutânea de colágeno) também é uma forma de microagulhar a pele, porém, a entrega de medicamentos ou também conhecida como “drug delivery”, não é simultânea, o que acaba apresentando uma menor absorção dos medicamentos.
Portanto o MMP® é uma técnica relativamente inovadora, versátil, pois pode ser utilizada no tratamento de diversas doenças e com resultados muito promissores, inclusive no caso daquelas que, até pouco tempo, havia limitações terapêuticas, como as leucodermias solares. Procure sempre um dermatologista para avaliar o seu caso e indicar a melhor forma de tratamento para você.