Por Dayane Guedes Kunisawa | Fisioterapeuta | Crefito 197551-F
O Agulhamento à seco (AS) é uma técnica intervencionista, minimamente invasiva, utilizada no tratamento da dor miofascial (DM). Apesar de confundido com acupuntura tradicional chinesa, é uma técnica ocidental baseada em princípios neurofisiológicos distintos e foi desenvolvida originalmente com o objetivo de desativar pontos-gatilho miofasciais (PGM).
Os PGM são caracterizados por um ponto hiperirritável, localizado em uma banda tensa do músculo ou fáscia muscular associado à dor local e/ou referida.
Além de intimamente ligados à fisiopatologia da dor miofascial, os PGM estão relacionados à fraqueza muscular, à irritabilidade local, ao desequilíbrio muscular e à incoordenação motora no músculo afetado e nos grupos sinérgicos a ele.
O Dry needling é indicado para o tratamento de diversos distúrbios musculares, como torcicolos, trigger points, síndrome miofascial, dorsalgias, lombalgias, ciatalgias e também dores articulares, lesão por esforço repetitivo (LER/DORT), fibromialgia, enxaquecas, entre outras.