O problema surge não apenas com os ’cutucões’ de quem tenta espremer as espinhas, mas também quando a inflamação permanece por debaixo da pele.
Por Dra. Beatriz Franchito Baldi CRM 121.398 e Mayra Triveloni
As cicatrizes de acne causam desconforto e prejudicam (e muito) a autoestima de adolescentes e adultos; “a fase das espinhas passa, no entanto, as cicatrizes podem permanecer por um bom tempo”, diz a médica dermatologista, Dra. Beatriz Franchito Baldi. Ela explica que as cicatrizes de acne são retrações da pele causadas por um processo inflamatório, em razão da gravidade da acne e pela manipulação incorreta. “Quando a gente recomenda não ‘espremer’ a espinha, evitar mexer, é em virtude do estrago que pode ser feito na pele. Muitas vezes, inclusive, com danos que custam a sair”, alerta Dra. Beatriz. Ela explica que qualquer tipo de pele pode apresentar um processo inflamatório em virtude da acne, sendo que umas são mais severas que outras. “Normalmente, essas cicatrizes causam sulcos e buracos na pele escuros ou avermelhados ou podem causar quelóides, deformando a pele”, afirma.
TRATAMENTOS
A correção de cicatrizes de acne pode ser realizada por meio de procedimentos cirúrgicos (como dermoabrasão, microenxertos), peelings, lasers ou preenchimentos. “Em muitos casos utilizamos técnicas combinadas, já que as cicatrizes nem sempre apresentam o mesmo padrão, de forma que os tratamentos devam ser individualizados para cada paciente”, recomenda Dra. Beatriz. A demora no tratamento, segundo ela, varia de acordo com os graus da acne (de um a quatro, em casos gravíssimos). “Pode demorar de três meses até anos. Em uma mesma pele, pode ser necessária a utilização de mais de um tipo de procedimento para se alcançar o melhor resultado. Dessa maneira, o tratamento pode se estender por mais tempo, pois é comum um procedimento não poder ser realizado junto com outro; vai de cada caso”, explica.
Anualmente surgem novas técnicas e novas tecnologias para o tratamento de cicatrizes, sendo muito importante a atualização em congressos e eventos científicos a fim de trazer o que há de melhor para o consultório médico. Procure sempre um dermatologista.