Por AE Fotos Reprodução
A espetacular Chapada das Mesas é um paraíso natural que fica no sul do Maranhão, bem na divisa com o Tocantins. Considerada a porta de entrada da Chapada, Carolina fica a pouco mais de 800 km de São Luís e a 220 km de Imperatriz. Principal destino de ecoturismo do estado do Maranhão, a área de preservação é só uma parte de um território que guarda uma quantidade incrível de montanhas, chapadões, rios, cachoeiras, nascentes, corredeiras e grutas. Como o Parque ainda é recente, a maioria de suas atrações fica em áreas particulares.
O Mirante da Chapada das Mesas também merece sua visita. É um parque que explora o turismo contemplativo e abriga uma enorme serra com quase 14 mil metros lineares de extensão, e altitudes que variam de 309 a 420 metros de altura. As novas trilhas levam ao alto da serra de onde pode ser vista a exuberante vegetação do Cerrado, além do contato direto com pés de bacuri, araçá e mais de três dezenas de plantas medicinais.
Nem mesmo os guias sabem afirmar o número exato de cachoeiras e atrativos, mas juram que ainda há atrações a descobrir. Enormes pedras que despontam no topo e lembram mesas de vários tamanhos, rios e nascentes com águas mornas, formações rochosas exuberantes, além de rica fauna e flora, fazem dessa região uma aposta certeira de que os atrativos do Maranhão não se limitam apenas à sua bela capital, e a região dos Lençóis. A Chapada das Mesas pode ser curtida e aproveitada durante todo ano. Do alto do Morro do Chapéu, o mais impactante deles, parece que a Chapada não tem fim. Cenários belíssimos e dezenas de mesetas enfeitam a paisagem.
Somente em Carolina, já foram catalogadas mais de 100 cachoeiras além de 400 nascentes e, por isso, a cidade tem o apelido de “Paraíso das Águas”. Ela é base para explorar outras atrações da região, como Riachão, com lagos de cor azul turquesa, Tasso Fragoso, com suas pinturas rupestres, e a vizinha Filadélfia, no estado de Tocantins, do outro lado do rio, e que oferece praias e paisagens indescritíveis.
Para conhecer as atrações da Chapada das Mesas, você precisará de, pelo menos, cinco dias completos. Aproveite para relaxar nas cachoeiras, mergulhar em lagoas cristalinas e apreciar cada minuto das trilhas.