Dana Meschede, pesquisadora, engenheira agrônoma, doutora em Agricultura, mãe e proprietária de uma empresa de tecnologia e inovação, sendo exemplo para as mulheres nunca desistirem dos seus sonhos e investirem em suas carreiras. Dedicação, determinação e paixão pelo que fazemos é o caminho para alcançarmos o sucesso!
Por ES Fotos ES
Depois de anos se dedicando ao ensino e pesquisa em diferentes universidades pelo Brasil, como UNEMAT, FCA/UNESP, FFALM e UEL, Dana Meschede, agrônoma, professora e pesquisadora, decidiu que era hora de assumir seu lugar no mercado como empreendedora, levando soluções inovadoras para o setor agro de problemas ainda não solucionados.
Com uma tecnologia inovadora, patenteada e desenvolvida através de mais de 15 anos de estudos e pesquisas, Dana chega no mercado agrícola trazendo solução para os problemas das Mudanças Climáticas. “A nossa tecnologia está sendo desenvolvida há anos, no entanto o mercado só descobriu que precisava dela recentemente, onde a instabilidade de chuvas e a queda de produtividade frente as adversidades climáticas, reduz os estoques mundiais de alimentos, acarretando sérios prejuízos aos agricultores e toda a sociedade com aumento dos custos do produto final. Nosso diferencial está em levar ao agricultor uma solução que minimiza os danos provocados pelo clima, melhorando a produtividade das culturas e promovendo a segurança alimentar”, afirma Dana.
A inovação a favor da agricultura
A principal tecnologia desenvolvida por Dana, que já é comercializada, é a Tecnologia Anti Estresse, que vem proteger a lavoura dos danos ambientais. “Hoje, os agricultores estão sofrendo muito com o clima, e nós já temos a solução para oferecer, porque começamos a pensar nisso há muito tempo”, conta Dana.
As chuvas irregulares, temperaturas altas e um clima imprevisível que provocam danos diretos na produtividade agrícola. A Tecnologia Anti Estresse, que começou a ser desenvolvida há anos e já é patenteada, atua na fisiologia da planta, fazendo com que ela se adapte às condições do meio ambiente. “Usamos compostos organominerais e ingredientes ativos diferenciados, de formulação exclusiva, que fortalecem a planta e atenuam o ambiente estressante para que ela possa se desenvolver, independente do clima”, afirma Dana. Outra tecnologia desenvolvida pela Dana Agro é a quebra de resistência de plantas daninhas, um problema que afeta mais de 80% das lavouras, causando sérios prejuízos ao setor, e será comercializada em breve.
As soluções Dana Agro têm o compromisso de contribuir para o crescimento do agronegócio de forma sustentável, e por isso os produtos possuem um apelo verde, ou seja, a própria planta é bio-estimulada a produzir seus compostos. “Nosso diferencial está em oferecer produtos com tecnologia e inovação, diferente do que existe no mercado atual”, afirma Dana.
Revolução feminina
“Quando me formei em Agronomia, éramos em 4 mulheres. Em 2016, quando parei de lecionar, a porcentagem de mulheres na sala de aula já era mais de 50%. A minha intenção é contribuir para que o aumento da porcentagem feminina na agricultura, e em todos os setores empresariais, seja cada vez maior. Quero as mulheres fazendo parte da minha empresa, dando uma oportunidade maior para elas, justamente para tentar combater essa descriminação que existe na nossa sociedade há tanto tempo”, afirma Dana.
“Quero ser um exemplo de evolução, um exemplo de sucesso para que as mulheres percebam que elas também podem chegar onde quiserem, com esforço e dedicação, independente da área de atuação. Queremos que nos vejam como profissional, independente do gênero. Tenho muito orgulho da minha história e de todo o caminho que construí e ainda estou construindo. A Dana Agro só está começando,” comemora Dana.
Projetos
Dana foi selecionada no Programa Mulheres Inovadoras, da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), maior instituição federal de incentivo à Ciência, Tecnologia e Inovação. O programa foi criado ao lado do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para acelerar startups lideradas por mulheres. Dana foi selecionada entre mais de 220 inscritas e participou de uma fase de mentoria, coaching e incremento de planos de negócio com outras 20 empresárias. “Foi um projeto muito bacana, um incentivo enorme para que as mulheres vençam em todos os ambientes corporativos, não só em áreas taxadas ‘femininas’,” finaliza Dana.
Avenida das Primaveras, 1475 | Tarumã – SP (43) 9 9684-8510 | V @danaagro2
Engenheira agrônoma pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (FFALM), mestre pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Doutorada pela Faculdade de Agronomia Júlio Mesquita (FCA/Unesp) Botucatu/SP (2009). Foi professora de graduação e pós graduação em Ciências de Plantas Daninhas e Fisiologia do crescimento e desenvolvimento vegetal na Universidade Estadual de Londrina/PR (UEL) e na Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT).