Por ES e Dayane Guedes Kunisawa Crefito -3/34855 LTF
A acupuntura sistêmica é uma prática da medicina chinesa que trabalha pontos específicos ao longo de meridianos ou canais de energia Yin e Yang que promove o equilíbrio energético emocional e físico. Praticada na China há mais de 2 mil anos, a técnica se baseia na premissa de que existem padrões de energia vital (QI) que circulam pelo nosso organismo e são essenciais para nossa saúde. Quando ocorrem desvios nessa energia e ela começa a ficar acumulada em determinados pontos do corpo, o equilíbrio do organismo fica comprometido e então aparecem as doenças. Sendo assim, ao estimular pontos onde há o acúmulo de energia, haverá um restabelecimento do QI, melhorando as funções dos órgãos e permitindo que o organismo volte ao seu funcionamento normal. A fisioterapeuta Dayane Guedes Kunisawa, da Clínica Botter, explica à Estilo Saúde quais os principais benefícios da acupuntura para o nosso corpo, já que a prática tem sido usada no ocidente há mais de 100 anos no tratamento de diversas condições. No Brasil, a acupuntura já é reconhecida como especialidade da fisioterapia e pode ser feita com segurança por diversos profissionais da saúde devidamente qualificados.
A técnica ajuda a aliviar dores, controlar a ansiedade e a compulsão alimentar, diminui o estresse e combate inflamações, além de inúmeros outros benefícios. Através de um exame clínico inicial, o profissional poderá lhe informar sobre o funcionamento e duração do tratamento, utilizando ferramentas para avaliar o estado energético de cada paciente. No tratamento, poderão ser utilizados vários materiais, como agulhas, sementes, magnetos, ventosas, eletroacupuntura, moxa, acupuntura auricular, entre outras. A acupuntura pode ser realizada desde o primeiro mês de vida até a terceira idade, promovendo assim uma melhor qualidade de vida.
A duração desse tratamento natural é individualizada; a frequência e quantidade das sessões irá depender da complexidade de sua condição e sua resposta no tratamento, podendo ser realizado desde o 1 mês de vida, adolescência, fase adulta e em idosos.
COMO PODE SER APlICADA:
• dores musculares e articulares
Promove a liberação de neurotransmissores (endorfinas e encefalinas), conseguindo a diminuição da dor e até mesmo a analgesia, tratando assim vários distúrbios osteomusculares (conjunto de lesões que causam sintomas dolorosos em tendões, músculos, nervos e ligamentos). Exemplos: tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, cevicalgia, síndrome do túnel do carpo, síndrome do desfiladeiro torácico, artroses, hérnias discais, nervos ciático, torcicolo, condromálacia patelar, lesões de ligamento (anterior posterior e colateral de joelho), lombalgias e outros.
• em bebês
Quando falamos em acupuntura, as agulhas vem logo à mente dos pais e para eles isso não combina com seus bebês. É importante resaltar que a acupuntura reequilibra energeticamente o organismo e isso não é diferente nos bebês. Para os mais novos, os estímulos em pontos específicos é feito através de sementes, laser e magnetos, proporcionando a melhora de determinadas patologias como sinusite, asma, rinite, refluxo, cólicas, problemas com sono, hiperatividade e intestino preguiçoso. As agulhas poderão ser utilizadas em crianças com mais de 5 anos, sempre acompanhadas dos pais.
• emagrecimento
A acupuntura ajuda a emagrecer porque trabalha os pontos e órgãos que estão relacionados direta ou indiretamente ao controle da fome, vício e compulsão alimentar. Segundo a medicina chinesa, o excesso de peso é causando principalmente por um desequilíbrio das funções do baço, fígado e rins. Essas disfunções devem ser tratadas juntamente com a auriculoterapia, mas devem ser acompanhadas de mudanças de hábitos alimentares e prática de exercícios, sempre acompanhadas de um bom profissional.
• problemas emocionais
Distúrbios como depressão, ansiedade, pânico, enxaqueca, irritabilidade ou insônia são comuns hoje em dia pelo excesso de trabalho. Isso faz com que a qualidade de vida diminua, ocasionando o desenvolvimento de doenças. A acupuntura trata e equilibra o organismo, auxiliando a melhora por completo.