Já faz tempo, mas toda aquela história do Lulu Santos de ir à Califórnia e viver a vida sobre as ondas certamente nasceu nesses pouco mais de 5 quilômetros de costa. O trecho entre o emblemático Píer de Santa Mônica e o famoso calçadão de Venice Beach é uma síntese do espírito californiano. Talvez com exceção da mística de Hollywood, nada resuma tão bem o chamado Sunshine State quanto o estilo de vida que se expressa tão autenticamente neste pedaço ensolarado. E é ao ar livre que a mágica acontece.
Listamos aqui algumas atividades para curtir o verão californiano como um local, aproveitando cada minuto de sol e tempo seco. Prepare seu protetor solar, sua roupa leve e seu tênis esportivo.
Sobre as ondas
Que tal deslizar sobre sua primeira onda no Oceano Pacífico? Há um sem-fim de escolas de surfe, com bons instrutores e aluguéis de prancha (desde US$ 35 por dia na Rider Shack) e de roupas de neoprene – sim, a água é fria o ano todo. As melhores ondas quebram mais pertinho do píer de Santa Monica e algumas escolas oferecem um serviço de fotografia para você levar registrado o momento do seu primeiro “drop”. A maior parte do ano as condições são propícias para iniciantes, mas vale sempre conversar antes com a escola para confirmar a previsão do tempo para os próximos dias. Em pouco tempo você ganha confiança e estará vivendo a vida sobre as ondas.
Deslizar no concreto
Se no mar você pode demorar um pouco mais para evoluir, no asfalto a coisa ganha outro contorno (embora as quedas sejam mais doloridas). Mais precisamente no Venice Skate Park, uma das pistas de skate mais famosas do mundo – e o melhor, pública. Caso você já seja um habitué, abra espaço na mala, porque ali é sua Disneylândia.
Observar skatistas profissionais e amadores habilidosos só fará sua técnica melhorar. E alguns desses mesmos skatistas dão aulas particulares. Afinal, você está na área onde nasceu o skateboard, apelidada de Dogtown nos anos 1970. Agora, se quiser só alugar um skate para andar no calçadão, a Maui and Sons (mauiandsonsretail.com) cobra U$ 5 por hora.
Bate-bola
Numa terra onde a NBA, a Liga Americana de Basquete Profissional, disputa com o futebol americano o título de esporte nacional, o esporte de Michael Jordan é quase sagrado. Ainda mais em território do Los Angeles Lakers, da lenda Magic Johnson, o espírito basqueteiro é quase como o da pelada para nós, brasileiros.
Em Venice Beach, você pode se programar para ir a algum dos treinos que ali ocorrem mais para o fim do dia. Mas a melhor sacada é ir sem planos, cercar algum grupo e esperar a sua vez de arriscar umas enterradas. Caso esteja em um grupo de amigos, há um quiosque onde é possível alugar uma bola – leve um documento original. Se estiver fora de forma, ao menos o cenário é bem melhor do que o de qualquer ginásio.
De bicicleta, um clássico
Pedalar é o jeito mais tradicional de desbravar o trecho entre Venice e Santa Mônica. A vantagem de fazer um tour guiado é que um guia pode levá-lo por cantinhos menos manjados e contar histórias imperceptíveis a olho nu. Por outro lado, a desvantagem de seguir um grupo pode ser justamente não escolher onde parar para o melhor clique, tomar um suco ou comer um wrap apetitoso.
Alugue a bike com cadeado, assim você fica livre para bisbilhotar lojinhas de souvenir e repor as energias sem estresse. Ah, não se preocupe com bikes sem marcha: o trajeto é praticamente todo plano. Românticos podem se aventurar (ou se equilibrar) em bicicletas tandem, aquelas com dois lugares, e famílias podem alugar triciclos com bancos para os pequenos. A rota mais clássica para pedalar é a Marvin Braude Trail, caminho à beira-mar de 35 quilômetros que leva até Torrance, passando por Venice e Marina Del Rey.
Músculos à vista
Demora pouco para entender porque o trecho mais famoso de Venice foi apelidado de Muscle Beach. Num cercado de grades metálicas, uma série de aparelhos de musculação somados aos coqueiros do calçadão e aos seres humanos mais sarados que você já viu compõem um cenário quase surreal.
Há pesos para intensidades variadas e muitos aparelhos, de pranchas e mesas flexoras a cadeiras extensoras e supinos. Caso queira apenas manter seu treino básico, no trecho mais próximo a Santa Monica, também sobre a areia, barras e argolas dão conta do recado.